• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Foi ao ler um poema num jornal que Hilda Koller despertou a escritora que sempre "morou" dentro dela. Desde a infância na localidade de Campo do Milho, em Castro (Campos Gerais), ela era uma atenta observadora. As histórias que guardou na "caixola" ao longo do tempo começaram a se manifestar através do lápis e do papel na mocidade. Com um toque de coragem, resolveu materializar seus pensamentos doces num poema, o qual mandou, com a firme intenção de que fosse publicado, para o mesmo jornal no qual lera o poema que plantou nela o sonho de ser escritora. Alguns dias depois, a resposta do jornal veio por correspondência e dizia algo como: "poesia não lhe falta, mas ainda lhe falta um pouco de técnica. Vamos usar o seu poema com pequenas correções". Junto com a mensagem, veio um folheto explicando como se fazer sonetos e trovas. Aplicada, ela aprendeu e se dedicou àquela que passou a ser a missão de sua vida: escrever. Da sua persistência e criatividade nasceram livros como: No Jardim da Alma - sonetos (1966), Pétalas Intelectuais - trovas e sonetos (1967), Suspiros Poéticos - poesias (1969); Sonhos de Primavera - sonetos (1974), Diário de um Gato - prosa (1980), entre outros. Hilda começou a cursar Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mas percebeu que sua vocação era, mesmo, a literatura. Sempre conseguiu, com algum esforço, conciliar os momentos de inspiração com as funções de secretária e de chefe de seção do antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de Ponta Grossa, onde morou por alguns anos.

Há 12 anos, conheceu uma vizinha da sua casa em Castro, Clarisse Dbsoinski, que passou a ser sua melhor amiga. "Ela não tinha parentes próximos, mas tinha grandes amigos. Não era difícil puxar papo e passar uma tarde inteira conversando com ela", conta. Clarisse, que nunca havia trabalhado com literatura, ajudou Hilda na edição de seus últimos livros: "Foi um privilégio conviver com ela". A escritora ainda teve a honra de compor o hino de Castro, no qual a chama de "cidade alegria". Solteira, não deixa filhos.

Dia 9 de julho, aos 74 anos, de parada cardiorrespiratória, em Castro.

CURITIBA

Ademir Rodrigues da Silva, 32 anos, metalúrgico, filho de João da Silva e Yolanda Rodrigues da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Agripina da Cunha, 86 anos, do lar, filha de Custodio Apolinário Pinto e Madalena Ana da Rosa Pinto. Viúva de Domingos Claudino da Cunha. Sep. ontem.

Alisson Eduardo Gonçalves Gouveia, 17 anos, filho de Ademir Dionísio Gouveia e Vânia Aparecida Gonçalves. Sep. ontem.

Althair Maria de Souza Asinelli, 77 anos, vendedora, filha de Libero de Souza e Juracy de Castro Souza. Viúva de Alberto Agostinho Asinelli. Sep. ontem.

Alvina Otulakoski, 76 anos, professora, filha de Stanislau Otulakoski e Francisca Otulakoski. Sep. ontem.

Amélia Ana Ventura, 90 anos, do lar, filha de Francolino Estevao dos Passos e Ana Maria de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica, em Imbuia, SC.

Antônio Evangelista, 52 anos, soldador, filho de João Batista Evangelista e Thereza Goveia Evangelista. Sep. ontem.

Antônio Ezequias Gura, 28 anos, autônomo, filho de Antônio Carlos Gura e Matilde Castro Gura. Sep. ontem.

Antônio Moraes, 77 anos, filho de Cizino Moraes e Maria Moreira da Silva. Sep. ontem.

Ariadne da Conceição Sanvido, 62 anos, do lar, filha de Afonso Benevenuto Sanvido e Cristina Mariani Sanvido. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Ary Mauricio Pereira Filho, 68 anos, funcionário público estadual, filho de Ary Mauricio Pereira e Izaura da Silva Pereira. Sep. ontem.

Aurélia Sanches Garcia, 91 anos, professora, filha de Blaz Sanches Perez e Joana Perez. Sep. ontem.

Benedito Castro Lopes, 84 anos, vigilante, filho de Mariano de Oliveira Lopes e Vergilia Lopes de Castro. Viúvo de Santina Castro Lopes. Sep. ontem.

Caio Vinicius Bueno Batista, 3 dias, filho de Thiago Mihel da Silva Batista e Luciane Bueno Batista. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Carlos Casturino de Castro, 50 anos, comerciante, filho de Sebastião Cordeiro de Castro e Durvalina Machado de Castro. Sep. ontem.

Carmelina Stochero Schlottag, 83 anos, do lar, filha de Bortholo Stochero e Maria Joana Stochero. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Deolindo Francisco Martins, 62 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Francisco Martins e Leonora Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Dermeval Batista Fanine, 55 anos, autônomo, filho de João Batista Fanine e Maria de Loudes Mogolos Fanine. Sep. ontem.

Dinoral do Rocio Laska, 57 anos, lavrador, filho de Manoel Borges de Lima e Angelina Borges de Lima. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Domingos Pereira Batista, 72 anos, mecânico automotivo, filho de Dionísio Pereira Batista e Maria Batista do Nascimento. Sep. ontem.

Domingos Pereira, 71 anos, funcionário público estadual, filho de Catarina Rosa da Silva. Sep. às 15 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Edson Luiz Farias, 34 anos, filho de José Osny Farias e Mercedes Floriano da Silva Farias. Sep. ontem.

Elena Rodrigues dos Santos Ferreira, 67 anos, do lar, filha de Donaria Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.

Emilia Kelniar, 70 anos, técnica em enfermagem, filha de Pedro Kelniar e Ana Kelniar. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São José, em Prudentópolis.

Encarnacion Saladrigas Domenech, 84 anos, costureira, filha de José Saladrigas Comas e Carmen Domenech Monna. Sep. ontem.

Eva da Rocha Medeiros, 84 anos, do lar, filha de José da Rocha Camargo e Emilia Arminda de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti.

Ezidio Antônio Niquele, 80 anos, comerciante, filho de Pedro Niquele e Rosa Niquele. Sep. ontem.

Firmino Manika, 70 anos, pedreiro, filho de Leonardo Manika e Helena Walesko Manika. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Flávio Cristiano Fernandes da Silva, 32 anos, autônomo, filha de Celso Fernandes da Silva e Rosangela da Silva. Sep. ontem.

Guiomar Albanezi Bavellone, 92 anos, cozinheira, filha de Breno Baschetti e Maria Albanezi. Viúva de Ângelo Antônio Baveloni. Sep. ontem.

Helena de Paula Marcondes, 95 anos, do lar, filha de Amado Guilherme de Paula e Robertina de Lara. Viúva de Claro Marcondes Filho. Sep. ontem.

Helena Schneider Stolf, 70 anos, filha de Adolfo Schneider e Rosalina Flohr. Sep. ontem.

Idualty Aparecido de Souza, 17 anos, filho de Nilton Aparecido de Souza e Marli Aparecida Barbosa. Sep. ontem.

Ignácio Gracia Calonga, 72 anos, eletricista, filho de Martin Gracia Viana e Juana de La Cruz Calonga. Sep. ontem.

Ivette Nóbrega Unger, 88 anos, funcionária pública federal, filha de Francisco Nóbrega e Angelina Alves Nóbrega. Sep. ontem.

João Maria Rodrigues, 70 anos, Motorista, filho de João Miguel Rodrigues e Maria Cecilia Rodrigues. Sep. ontem.

Jonas de Lima Bretas, 16 anos, pedreiro, filho de Geneiro Ferreira Bretas e Marilene de Lima. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Deus é Amor – CIC.

José Cardoso Neto, 88 anos, vigilante, filho de Joaquim José Cardoso e Cassiana Rosa Cardoso. Sep. ontem.

José João de Oliveira, 70 anos, comerciante, filho de José Pedro de Oliveira e Aparecida Israel de Paula. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Judite Maria de Souza, 66 anos, do lar, filha de Pedro Ferreira da Silva e Benvinda Maria de Aleluia. Sep. ontem.

Laércio Belz Lopes dos Santos, 57 anos, autônomo, filho de Osmario Lopes dos Santos e Norma Belz Lopes dos Santos. Sep. ontem.

Lazara Amaral de Melo, 68 anos, do lar, filha de José Bueno do Amaral e Pedrina Ferreira do Amaral. Sep. ontem.

Leni Sirlei da Silva, 59 anos, do lar, filha de Joer Fagundes da Silva e Belarmina Cordeiro da Silva. Sep. ontem.

Leomar Carneiro da Silva, 27 anos, motorista, filho de Gumercindo Carneiro da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Leonaldo Gonçalves da Costa, 34 anos, açougueiro, filho de Joaquim Francisco da Costa e Maria das Dores Gonçalves da Costa. Sep. ontem.

Leonardo Aleixo da Silva, 23 anos, motorista, filho de Antônio Carlos da Silva e Itatilia Aleixo Machado. Sep. ontem.

Ligia Dalva Lustosa Cabral Bezerra, 52 anos, empresária, filha de Raimundo Lustosa Miranda e Ana Lustosa Cabral. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Jardins, em Cascavel.

Lilia Kraijewski Veiga, 82 anos, do lar, filha de Francisco Kraijewski e Catarina Corrêa. Sep. ontem.

Luiz Carlos Leandro, 79 anos, motorista, filho de Severo Leandro e Maria da Gloria Leandro. Sep. ontem.

Marcelo Ferreira da Cruz, 21 anos, pintor, filho de Volmir Costa da Cruz e Loraci Ferreira da Cruz. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Magro.

Marcelo Hancharex, 23 anos, servente, filho de Josefat Hancharek e Solange de Freitas. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela do mesmo.

Marcio Balcota, 32 anos, encarregado de limpeza, filho de Vitorio Balcota e Tereza Piekini Balcota. Sep. ontem.

Marcio Teixeira Lima, 34 anos, eletricista, filho de Marciano Teixeira Lima e Luzinete da Silva Santos. Sep. dia 24, às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Paulo Afonso, Bahia.

Maria Casturina Paulika, 50 anos, auxiliar de produção, filha de Palmira Alves Fontoura. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, em Telêmaco Borba.

Maria Delurds Menegusso Ferro, 77 anos, do lar, filha de Faustino Menegusso e Maria Colodel Manegusso. Sep. às 9 h, no Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Marlene Loureiro, 59 anos, do lar, filha de Eduardo Loureiro e Maria Gomes Granja de Oliveira. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Nelson Ribeiro de Assunção, 21 anos, barbeiro, filho de Tereza Ribeiro de Assunção. Sep. ontem.

Neusa de Camargo Tibuchesk, 63 anos, do lar, filha de Manoel Ferreira de Camargo e Hilda Vilgos de Camargo. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Odila Zaffalon Martins, 90 anos, do lar, filha de Pedro Zaffalon e Zaira Stefanini. Sep. ontem.

Orlando Aldo Bochi, 61 anos, metalúrgico, filho de Diamantino Bochi e Valdomira Helfenstrin. Sep. ontem.

Pedrina Camossatto Pereira, 80 anos, do lar, filha de Antônio Camossatto e Alderige Paganelli. Sep. ontem.

Pedro de Oliveira, 69 anos, serralheiro, filho de Josaphat de Oliveira e Teodomira Freitas Trancoso. Sep. ontem.

Pedro Lopes Ribeiro, 66 anos, autônomo, filho de Nivaldo Lopes Ribeiro e Geralda Portela Ribeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Rivadavio de Oliveira Santos, 68 anos, militar, filho de Benedito Oliveira Santos e Francisca Taborda Ribas. Viúvo de Rosina das Graças Ribeiro Santos. Sep. ontem.

Romilda Lopes, 50 anos, secretária, filha de Joaquim Lopes e Miguelina de Lima Lopes. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Uberaba.

Rosa Pereira de Morais, 75 anos, do lar, filha de João Vitorino de Morais e Joana Pereira de Morais. Sep. ontem.

Rosana Cecilia Marquini, 38 anos, auxiliar de cozinha, filha de Francisco Marquini e Rosalina Narcizo de Souza Marquini. Viúva de Jefferson Ferreira da Silva. Sep. às 10h30, no Cemitério Colônia Faria (Colombo).

Rosane Maria Bassetti Laio, 47 anos, agente de saúde, filha de Osíris Laio e Cacilda Bassetti Laio. Sep. às 10h30, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 4 do cemitério municipal do Água Verde.

Sebastião Franco dos Santos, 75 anos, vigilante, filho de Ulicio Franco dos Santos e Flora Machado Cordeiro. Sep. ontem.

Sebastião Monteiro do Nascimento, 76 anos, alfaiate, filho de Deolindo Monteiro do Nascimento e Zeneida Monteiro do Nascimento. Sep. ontem.

Silvestre Rachwal, 53 anos, escriturário, filho de Ludovico Rachwal e Maria Rachwal. Sep. ontem.

Silvia Batista da Silva, 90 anos, do lar, filha de José Manoel Batista e Maria Augusta de Campos Batista. Sep. às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Solange Zeny Cunha, 76 anos, do lar, filha de Mario Dias e Irene Dias. Sep. ontem.

Valdinei Alves Pires, 42 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Natalício Alves Pires e Margarida Alves Pires. Sep. ontem.

Valtencir Bernardino de Carvalho, 49 anos, pedreiro, filho de Ignácio Bernardino de Carvalho e Benedita Silvério de Carvalho. Sep. ontem.

Willian Borges dos Santos, 23 anos, autônomo, filho de Albari Rosa dos Santos e Marli Moser Borges dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Associação de Bairros Vila Macedo – Piraquara.

MARINGÁ

Althair Maria de Souza Asinelli, 77 anos. Sep. ontem em Campo Largo.

Antônio Lourenço de Oliveira Filho, 56 anos. Sep. ontem em Maringá.

Antônio Tamborim, 48 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 6 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Francisco Gutierres, 77 anos. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Munhoz de Melo.

Geraldo Barreto, 86 anos. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Prever de Sarandi, Rua Jacana, 866 – Centro.

José Sembarski, 89 anos. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado (Campo Mourão), saindo de Farol.

Judite da Silva Aguiar, 76 anos. Sep. ontem em Brasilândia do Sul.

Maria Cândido Nogueira da Silva, 51 anos. Sep. às 11h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela Alvorada 2 da Prever de Maringá, Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada.

Maria de Lourdes Souza, 41 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 1 do cemitério municipal de Mandaguari.

Maria Marta de Azevedo, 80 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 da Prever de Campo Mourão, Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba.

Mônica Raquel da Silva, 25 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua José Favoto, 101 – Centro, em Maringá.

Natalino Lauro, 51 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Paulina Zachetko Magiroski, 81 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado (Luiziana), saindo da capela do cemitério municipal de Campo Mourão.

Paulo Landegrafi, 62 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Robson Maciel Ferreira de Almeida, 30anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 2 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Vicente Hilário, 73 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 4 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Vinicius Albuquerque Macedo, 23 anos. Sep. às 12h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela 5 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

FOZ DO IGUAÇU

Ana Maria Gregório, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Cassiana Fernandes, 11 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Florinda Tereza Libski, 60 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.

Inez Santoro de Araújo, 47 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Jean Augusto Brisot, 5 anos. Sep. ontem em Medianeira.

João Gica de Oliveira Sobrinho, 75 anos. Sep. ontem em Assis Chateaubriand.

Marlene Teresinha Vargas Rocha, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela do Cemitério Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Matilde Gonzáles, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Paulo Cezar Silva Hermann, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Vicente Feola, 440 – Jardim Esmeralda, em Foz do Iguaçu.

Vera Regina Becker, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]