• Carregando...
Eulália Ventura, fundadora da Associação das Empregadas Domésticas de Santa Zita. | Henry Milléo / Gazeta do Povo/Arquivo
Eulália Ventura, fundadora da Associação das Empregadas Domésticas de Santa Zita.| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo/Arquivo

Eulália Ventura foi uma das fundadoras da Associação das Empregadas Domésticas de Santa Zita, “uma das primeiras no país a dar um passo em prol das indispensáveis e fiéis colaboradoras dos lares brasileiros”, como bem lembrou a amiga Rosy de Sá Cardoso. Em sua coluna publicada em 2012, o jornalista José Carlos Fernandes contou a história de Eulália, em texto reproduzido aqui:

“Natural antigo distrito de Terra Cortada, em Prudentópolis, ainda em fraldas Eulália Ventura perdeu a mãe, ficando entregue aos rigores da orfandade. Aos 11 anos, foi agregada a uma família, os Franco de Souza, para que lhes servisse nas lides da copa e da cozinha.

Tudo parecia uma imensa pilha de roupas para passar quando Eulália, já adolescente, se viu convidada a participar de uma ação pastoral da JUC, a Juventude Universitária Católica. Que pusesse o ferro em pé para esfriar e se mandasse para a catequese. Obedeceu. Num estalo se viu ao lado de mais ou menos outras 30 empregadas domésticas, qual ela habitantes dos quartos dos fundos, vidas em segredo.

Pois foi tão bom que não queriam mais se largar. Assim nasceu a associação, em 1944. Se as filiadas precisassem, as líderes ensinavam a limpar com destreza, sem amarfanhar o avental. Se alguém lhes passasse a perna, orientavam para que estacionassem o escovão e, alto lá, pedissem seus direitos – como folgar e, pasmem, não trabalhar mais que 12 horas por dia. Ao pé dos ouvidos, alertavam sobre como se defender da mão boba de um e outro patrão, mal acostumados desde o tempo das senzalas. E, se fossem despedidas, que não chorassem dizendo-se moça do interior sem ter para onde ir. Que se mandassem para o lar de amparo. Não lhes faltaria uma cama de campanha e uma imagem de santa Zita para rezar.

Para quem ainda não se entregou aos prazeres da hagiografia, Zita viveu na Itália do século 13. Suas virtudes virginais são um conto medieval digno de ser ouvido ao som dos alaúdes. Mas é santa modesta, diga-se. Não fez uma reviravolta à moda de mendicantes espoletas de seu tempo, como são Francisco, mas uma pequena rebelião doméstica. Entre outras proezas, traficava iguarias das mesas dos nobres para os cestos dos miseráveis que lhe batiam à porta, inaugurando a era dos sopões.

Fez tudo tão no capricho que mereceu um lugar nos altares ao lado de mártires e doutores. Eulália teve a alma elevada ao descobrir, numa revista, que Zita era das suas, tanto é que dedicou a ela a associação que ajudara a fundar. Tinha motivos pessoais para tanto. Por aqueles tempos, decidiu que seria freira, mas se sentiu rejeitada pelo convento que escolheu. Não falava polonês, não tinha bens para deixar à congregação, nem dinheiro para enxoval tão cheio de rendas. Sofreu, mas a santa ajudou a entender o que lhe estava reservado. Fez das Zitinhas que amparou suas irmãs de convento. Para elas promovia piqueniques em Piraquara, vendo-as divertidas nos então domingos de folga. Pelas gurias, enfrentou tempos bicudos, contando moedas no fim do mês. Tem 15 associadas. Envelheceu sem ver erguida uma sede própria em que pudesse amparar as desempregadas e idosas sem aposentadoria.

Tempos atrás, uma senhora contou essa história para algumas amigas do elegante condomínio Tirol das Torres. Deu curto-circuito. Qual o quê, as patroas saíram em revoada, fizeram cafés e rifas, barganharam o preço de tijolos, passaram carraspanas nos pedreiros. Juntaram R$ 57 mil para erguer o abrigo das domésticas numa ruela pacata do Uberaba. A obra foi entregue há uma semana, quase 70 anos depois que tudo começou. Ah, as benfeitoras amam ficar em roda de Eulália, fazendo sala à mulher que passou a vida fazendo da cozinha o melhor de todos os mundos.”

Dia 25 de abril, aos 93 anos.

Lista de falecimentos

Alice Melara, 102 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Koehler e Mercinda Koehler. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Andson Santos de Lima, 32 anos. Profissão: motorista. Filiação: Cícero Xavier de Lima e Cícera Marina Santos Lima. Sepultamento ontem.

Ângela Baptista Merkle, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jonas Baptista e Joana Calegari. Sepultamento ontem.

Antônio Cachimanski Pinto, 68 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Lindolfo Gonçalves Pinto e Maria Cachimanski Pinto. Sepultamento ontem.

Antônio de Freitas, 97 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Emília de Freitas. Sepultamento ontem.

Antônio de Souza Machado, 75 anos. Filiação: Pedro de Souza Machado e Edite Brasiliense Machado. Sepultamento no domingo (30), no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela número 03.

Carlos de Lima, 57 anos. Profissão: segurança. Filiação: Antônio de Lima e Rosalina de Lima. Sepultamento ontem.

Celso Santana Pereira, 42 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Vicente Santana Pereira e Malvina Santana Pereira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Cleverson dos Santos, 30 anos. Profissão: motorista. Filiação: Márcio dos Santos e Roselia Ramin Colaço dos Santos. Sepultamento ontem.

Creusa Vitalino, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vitalino e Dirce Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Dalton Luís Fraresso, 68 anos. Profissão: militar. Filiação: Hortencio Fraresso e Neyda Fraresso. Sepultamento ontem.

Delcio Paulo Becker, 72 anos. Profissão: artesão. Filiação: José Selvino Becker e Paula Maria Becker. Sepultamento ontem.

Edson Gabriel Camargo, 20 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Luiz Carlos do Rosário Camargo e Cleonice Aparecida F. de Souza. Sepultamento ontem.

Eduarda Gabrielly Pereira Martins, 4 dias. Filiação: Celso Martins e Valéria Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.

Elivelton Bernardes Ferreira, 22 anos. Profissão: soldador. Filiação: Roberto Carlos Ferreira e Ester Bernardes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal da Fazenda, em Itajaí (SC).

Eloah Duarte Bartsch, 92 anos. Filiação: Eugênio Duarte e Francisca Cubas Duarte. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Elvira Silveira dos Santos, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rodrigues da Silveira e Adília Pereira Nunes. Sepultamento ontem.

Eulália Nalevaiko, 78 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Ignácio Nalevaiko e Ana Nalevaiko. Sepultamento ontem.

Gilmar Massolin, 62 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Carlos Massolin e Eloina Guebur Massolin. Sepultamento ontem.

Hermínio Melge, 57 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: José Melge e Ana Nobiato. Sepultamento ontem.

Ileonildo Alves Parreira, 58 anos. Profissão: pintor. Filiação: Heitor Parreira e Maria Alves Parreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.

Isadora Nogueira Teodoro, 1 ano. Filiação: Guilherme Souza Teodoro e Juliana Nogueira da Silva. Sepultamento ontem.

Jean Henrique de Oliveira Rosa, 25 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Didi Lourenço Rosa e Luíza de Oliveira Leite. Sepultamento ontem.

Jeferson Gabriel Fernandes, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Maria Aparecida Fernandes. Sepultamento ontem.

João José Werzbitzki, 66 anos. Profissão: publicitário. Filiação: Leonardo Werzbitzki e Janina Skoczek Werzbitzki. Sepultamento ontem.

João Sérgio Golchinski, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mariano Golchinski e Maria dos Santos Golchinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.

Júlia Martins Boza, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ozório João Martins e Maria dos Prazeres Martins. Sepultamento ontem.

Laércio Paulino de Macedo, 77 anos. Filiação: Benedito Paulino de Macedo e Ana Maria da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus do Pinheirinho.

Laudemir Luiz de Castro, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Luiz de Castro e Tereza Augusta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Fazenda Rio Grande, saindo da Igreja Batista da Graça, no bairro Sítio Cercado.

Leandro Fernandes da Silva, 23 anos. Filiação: João Fernandes da Silva e Maria José Pires da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja Católica Santa Rita, em Paranaguá.

Libera Boeira, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Massucatto e Marcelina Massucatto. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Livir Cordeiro da Costa, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Cordeiro de Paula e Francisca Cordeiro de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Manoel Ferreira da Silva, 76 anos. Profissão: militar. Filiação: João da Silva Gusmão e Maria Ferreira Dias. Sepultamento ontem.

Marcelo Kozaim, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: José Kozaim e Maria Francisca da Cunha Kozaim. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Maria Jacira de Azevedo, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaco Lopes dos Santos e Emília Roberta da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Paroquial Orleans.

Maria Júlia Reis, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rosa dos Reis e Maria Teodoro Torres. Sepultamento ontem.

Maria Rosa de Jesus de Oliveira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salustiana Rosa da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Uberaba.

Maria Zélia Blasi Lemos, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Blasi e Adolfina Blasi. Sepultamento ontem.

Nadir Albini Borges, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aparício Albini e Assunta de Santi Albini. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Natalio Domingues da Luz, 74 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Domingues da Luz e Joaquina Cordeiro de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Assembleia de Deus, do Jardim Guaraituba, em Colombo.

Odair Lara Souza, 45 anos. Profissão: químico. Filiação: Lauro Santos Souza e Izaira Lara Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo do mesmo local.

Raul Rogério de Paula, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Patricia Aparecida de Paula. Sepultamento ontem.

Raulino Ferreira dos Santos, 68 anos. Profissão: porteiro. Filiação: João Maria dos Santos e Natália Paz dos Santos. Sepultamento ontem.

Reinaldo Gomes dos Santos, 88 anos. Filiação: Dulcídio Gomes dos Santos e Júlia Domingues dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 03.

Rosália Malczewska Wazny, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Malczewska e Estanislava Malczewska. Sepultamento hoje, no Cemitério do Guarituba, em Piraquara, saindo da residência.

Rosalvo Aparecido de Oliveira, 58 anos. Profissão: servente. Filiação: Ananias Pereira de Oliveira e Francisca Procópio de Oliveira. Sepultamento ontem.

Scheila de Almeida dos Santos, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arcyr de Almeida e Glacy Del Claro Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Tadeu Panka, 60 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: José Panka e Joana Panka. Sepultamento no domingo (30), em local a definir, saindo da Capela Municipal de Irati.

Tereza Maria Bontorin, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Veríssimo dos Santos e Maria José dos Santos. Sepultamento ontem.

Vani Rosa da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otaviano Veríssimo dos Santos e Ana Rosa dos Santos. Sepultamento ontem.

Vivaldino Alves Maynardi, 62 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Raulino Alves Maciel e Cristina Maynardi Maciel. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Anjo da Guarda, na mesma cidade.

Yoshiko Kumagaya Kurata, 35 anos. Profissão: do lar. Filiação: Misayo Kumagaya. Sepultamento ontem.

Zacarias Mário Machado, 55 anos. Filiação: Elias Machado e Helena de Freitas Machado. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]