• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Uma mulher inteligente, batalhadora e dona de um coração enorme. É dessa maneira que os familiares definem a personalidade de Katiba Fadel. Ligada à política e às causas sociais, ficou na lembrança da comunidade, parentes e amigos como uma pessoa sonhadora, muito justa e sempre disposta a ajudar. Katiba nasceu em 17 de junho 1962, em Castro, cidade na região dos Campos Gerais, no interior do Paraná.

Filha da professora Marilda Fonseca Fadel e do fiscal da Receita Estadual Moacyr Elias Fadel, ela era a segunda mais velha de quatro irmãos. Uma das lembranças mais marcantes da infância era o seu gosto pela dança e pelos desfiles – Katiba chegou a ser baliza na escola.

Concluiu a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1985 e exerceu essa profissão por muitos anos. Dois anos depois, ela se casou com o médico veterinário Miguel Zahdi. Eles se conheceram em uma reunião política do pai da engenheira. A união durou aproximadamente dois anos e eles tiveram dois filhos: Kahrime Fadel Zadhi e Miguel Zadhi Neto. “Como mãe, ela era muito coruja e participativa”, conta a filha.

Leia também: Otacílio Campiolo: a família como base de tudo

Para a família, Katiba representava união e força, e sempre se dedicava para conseguir doações para pessoas carentes, embora não comentasse muito sobre suas ações entre os familiares. “Muita gente fala para nós: ‘Você não sabe tudo o que a sua mãe já fez para me ajudar’. Ela sempre nos ensinou que se deve ajudar outras pessoas para fazer o bem, e não apenas para falar que ajudou”, diz Kahrime. Seu desejo era ser lembrada sempre sorridente e feliz.

A participação política já fazia parte da família Fadel, e não demorou para também entrar nos planos de Katiba, que tinha gosto pela área social e acabou ocupando cargos próximos dessa vocação. Em 2007 e 2008, atuou como diretora-executiva da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), uma entidade dedicada à integração regional, defendendo os interesses das cidades da região para garantir desenvolvimento econômico e social. De 2009 a 2012, ocupou os cargos de superintendente de Desenvolvimento Social, secretária Municipal da Criança e Desenvolvimento Social e secretária de Transportes de Castro. Nesse período, Moacyr Elias Fadel, irmão de Katiba, comandava a prefeitura. Hoje, ele é novamente o administrador da cidade.

Profissionalmente, Katiba priorizava valores como respeito mútuo, afetividade, solidariedade, companheirismo e determinação. “Todos os dias ela chegava na secretaria radiante de alegria. Contagiava a todos que faziam parte do quadro de servidores. No setor público, dificilmente temos o privilégio de encontrar líderes que tratem os servidores com respeito e dignidade. Nessa convivência diária, fortaleceram-se vínculos de amizade verdadeira, a qual levaremos para sempre em nossos corações”, destaca a colega de trabalho e amiga Rosemara Alves.

Ela também não gostava de deixar as pessoas sem resposta ou sem solução, por mais difícil que fosse a burocracia no setor público. “Ela tinha um brilho no olhar e uma alegria nas palavras quando se tratava dos adolescentes e jovens. Acreditava que eles eram a solução para um país melhor, e sempre falava em trabalhos para a juventude, voltados para a cidadania”, conta.

Em novembro do ano passado, Katiba descobriu um câncer no pulmão e deu início ao tratamento da doença. Faleceu em 4 abril, depois de ficar internada por 40 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Deixa irmãos e dois filhos.

Dia 4 de abril, aos 54 anos, por complicações do câncer no pulmão, em Curitiba.

-

Lista de falecimentos

Adriano Roberto Tupi, 37 anos. Profissão: repositor. Filiação: José Roberto Tupi e Neide de Morais. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Alberto Luís Fava, 71 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Darcy Fava e Edith Celestino Fava. Sepultamento ontem.

Alziro Lopes, 94 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Horácio Lopes de Oliveira e Maria José Costa dos Santos. Sepultamento ontem.

Ana Banhuki Cieniuk, 83 anos. Profissão: costureira. Filiação: Elias Banhuki e Palmira Banhuki. Sepultamento ontem.

André Gustavo Cardoso Garcez da Silva, 46 anos. Profissão: professor. Filiação: Sebastião Garcez da Silva e Albelis Garcez da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Anizete Veiga da Costa, 64 anos. Profissão: analista fiscal. Filiação: Antônio Gonçalves da Costa e Izabel Leão Veiga. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Funerária Almir Neves, em Manaus (AM).

Belarmina Maria da Silva, 80 anos. Profissão: camareira. Filiação: João Francisco da Silva e Arlinda Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Carlos José Jorge Massucci, 87 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Liberato Massucci e Leonina Costa Massucci. Sepultamento ontem.

Daniel Borges Júnior, 33 anos. Filiação: Daniel Borges e Ligia Maria Farnochia Borges. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela de São José dos Pinhais .

Darcy Pedro Zago, 85 anos. Filiação: Luiz Zago e Ângela Zago. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Eva de Freitas Nery, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Generozo de Freitas e Margarida do Pilar. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Colombo.

Ezequiel Weinert de Lima, 65 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Herculano Dias de Lima e Maria da Luz Weinert de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Assembleia de Deus do Atuba.

Fabiana Pujol Felizardo da Silva, 35 anos. Profissão: estudante. Filiação: Mauro Felizardo e Solange Pujol Felizardo. Sepultamento ontem.

Frederico Massaneiro, 89 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Francisco Massaneiro e Maurilia Lourenço. Sepultamento ontem.

Gelcelito Marques Júnior, 23 anos. Profissão: repositor. Filiação: Gelcelito Marques e Cleomar de Figueiredo Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Campo Largo da Roseira, em São José dos Pinhais, saindo da capela municipal de São José dos Pinhais.

Guiomar Rita do Amaral Prado, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eleodoro Domingues do Amaral e Belanisa Rita do Amaral. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da residência.

Hélio Brandão, 94 anos. Profissão: medidor. Filiação: Espiridiao Francisco Brandão e Joanita Brandão. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Hilario Alves dos Santos de Melo, 47 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Geraldo Alves dos Santos e Lucíola Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.

Jacir Antunes da Costa, 72 anos. Profissão: topógrafo. Filiação: Luciano Antunes da Costa e Cecília de Franca da Costa. Sepultamento ontem.

Jair Ferreira Alves, 38 anos. Profissão: empresário. Filiação: Terezinha Ferreira Alves. Sepultamento ontem.

Joana Jesus de Franca Correia, 57 anos. Profissão: agricultora. Filiação: Manoel Luiz de Franca e Maria Rosa de Franca. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Ortigueira.

João Carlos Lemos, 57 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Carlos Lemos e Maria Lemos. Sepultamento ontem.

João Mendes Santos, 52 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Francisco Mendes Santos e Mercedes Dionísia Santos. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Fênix (PR).

José Aparecido da Silva, 55 anos. Profissão: técnico em refrigeração. Filiação: Sebastião Júlio da Silva e Maria José de Melo e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

José Francisco dos Santos, 80 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Ana Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Jade.

José Meger, 97 anos. Profissão: desembargador. Filiação: Francisco Meger e Maria Meger. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

José Pereira Albini, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Albini e Antônia Pereira Albini. Sepultamento ontem.

Jovelina Jesus Vicente da Silva, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Vicente e Aparecida de Jesus. Sepultamento ontem.

Juvenal Ferreira de Souza, 87 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Ferreira de Souza e Eudocia Schner. Sepultamento ontem.

Lúcio Antônio Chichorro dos Santos, 64 anos. Profissão: taxista. Filiação: Orlando Chichorro dos Santos e Elza de Sales dos Santos. Sepultamento ontem.

Márcia de Souza, 35 anos. Profissão: do lar. Filiação: Natal do Nascimento Souza e Delina Ferreira de Mattos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Marco Aurélio Nino de Araújo, 58 anos. Profissão: empresário. Filiação: Severino Nino de Araújo e Therezinha Cherivaty de Araújo. Sepultamento ontem.

Maria Cleuni Moreira da Silva, 68 anos. Profissão: copeira. Filiação: Wanderley Alves Miranda e Gercina da Silva. Sepultamento ontem.

Maria de Castro, 74 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Aristides Castro e Catarina Schlean. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Luzia, em Quatro Barras, saindo da capela mortuária do local.

Maria dos Anjos Soares dos Santos, 87 anos. Profissão: servente. Filiação: Manoel Soares dos Santos e Demetilha Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Nelio Jarek, 52 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Antônio Jarek e Terezinha Bozza Jarek. Sepultamento ontem.

Nelson Mariano, 74 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Sofia Custodio. Sepultamento ontem.

Nivaldo Francisco de Oliveira, 56 anos. Profissão: técnico. Filiação: Manoel Francisco de Oliveira e Maria Ferreira da Costa. Sepultamento ontem.

Patrick Ricardo Guimarães da Silva, 36 anos. Filiação: José Neviadunski e Zenir Aparecida da Silva. Sepultamento ontem.

Paulo César de Oliveira de Souza, 57 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Maria do Rosário Oliveira de Souza. Sepultamento ontem.

Rafael Pereira Santos, 26 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: Wilson da Costa Santos e Márcia de Cássia Pereira. Sepultamento ontem.

Roberto Marlon dos Santos, 46 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Dinarte dos Santos e Tereza Cordeiro dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da residência.

Sebastiana Francisco Cardozo, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Francisco e Maria Domingues. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da capela mortuária do local.

Sebastião Dias Ribas, 70 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Pimentel Ribas e Mecias Rosa Dias Ribas. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária do Pinheirinho.

Sílvio Grebos, 75 anos. Filiação: Aleixo Grebos e Maria Grebos. Sepultamento hoje, Cemitério Central de Araucária, saindo da Capela Central de Araucária (PR).

Sônia Maria Alves da Silva, 64 anos. Filiação: José Alves da Silva e Erzita Alves da Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]