• Carregando...
 |
| Foto:

Caius Algacyr Costa

Dedicou-se por mais de 50 anos na área da medicina e chegou a fazer mais de 3 mil partos. Atuou na especialidade de ginecologia e obstetrícia em projetos de prevenção de câncer de útero e mama em todo o estado do Paraná, na década de 70. Quando ia para o interior, em cidades que não tinham médicos especialistas, realizava um verdadeiro mutirão de saúde com o auxílio de outros colegas. Pedia o salão paroquial emprestado, onde se formava uma longa fila à espera de consulta. Nessas ocasiões, sempre levava a família. Segundo o filho Caius, o pai desenvolveu um vasto trabalho no atendimento aos mais humildes, junto à Saúde Pública Estadual e ao Instituto Nacional da Seguridade Social (Inamps), hoje SUS. Também trabalhou incansavelmente como pneumologista no atendimento a pacientes com tuberculose. Em 2004, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRMPR). Tinha a profissão como uma missão de vida. Não era incomum Costa atender pacientes em casa. Até mesmo quando ia para a praia, em férias, não deixava de consultar. Aposentou-se com mais de 70 anos. Deixa a viúva Solange, quatro filhos e cinco netos.

Dia 2, aos 82 anos, de parada cardíaca.

* * * * * * *

Odila Conselvan Sacchelli, 103 anos, do lar, filha de Antônio Conselvan e Emma Manfrinato. Sep. ontem.

Alessandra Schevisbiski Pavoski, 33 anos, analista, filha de Renato Schevisbiski e Alice Schlumberger Schevisbiski. Sep. ontem.

Alex dos Santos, 15 anos, pedreiro, filho de Pedro Morais Gomes e Josilda dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Adriana, em Colombo.

Angélica Szeremeta Grucholska, 82 anos, agricultora, filha de Miguel Grucholska e Eudócia Grucholska. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Av. Brasil, 303 – Centro, em Ortigueira.

Angelina Dias da Rosa, 79 anos, do lar, filha de João Dias da Rosa e Maria da Luz Rosa. Sep. ontem.

Angelina Lázara Coglione de Andrade, 71 anos, do lar, filha de Fermino Coglione e Carmela Melado. Viúva de Osvaldo Nunes de Andrade. Sep. ontem.

Antônio Kondras Filho, 64 anos, operador, filho de Antônio Kondras e Rosália Rafalski Kondras. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja São Francisco, em Canoinhas, SC.

Antônio Luiz Andriguetto, 55 anos, mecânico, filho de Darcy Andriguetto e Itália Bordin Andriguetto. Sep. ontem.

Antônio Saad, 87 anos, lavrador, filho de Jorge Abrão Saad e Maria José Saad. Sep. ontem.

Ary Kuntze, 75 anos, mecânico, filho de Carlos Hugo Kuntze e Elvira Kuntze. Sep. ontem.

Áurea Délcia Venâncio Vaz, 61 anos, professora, filha de Manoel Venâncio Neto e Ângela Benedita Venâncio. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do mesmo.

Benedito Valdir Alves, 33 anos, motoboy, filho de João Antônio Alves e Maria Antônia da Silva Alves. Sep. ontem.

Bernadete Dynarovski Gaspar, 60 anos, do lar, filha de Casimiro Dynarovski e Laudelina de Souza Dynarovski. Sep. ontem.

Carlos Alberto Rosa, 28 anos, filho de Ninfa Aparecida Rosa. Sep. ontem.

Cristiano Henrique Cordeiro, 15 anos, estudante, filho de Benedito Cordeiro e Maria Rosemir Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Rua Raphael Costa Blanco, 88 – Ganchinho.

Dalila Biancolini, 91 anos, do lar, filha de Heitor Biancolini e Rosa Biancolini. Sep. ontem.

Daniel Martins Cantone, 72 anos, filho de Francisco Martins Joda e Christina Cantone Gigante. Sep. ontem.

Débora Weber, 22 anos, estudante, filha de Paulo José Weber e Rosilene Vonsovicz Weber. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Salão Paroquial de Mandirituba.

Diego Sanches Fernandes, 14 anos, estudante, filho de Diogo Sanches Fernandes e Seile dos Santos. Sep. ontem.

Dirce Affonso Batista, 73 anos, do lar, filha de Alípio Affonso da Conceição e Rosa Afonso da Conceição. Sep. ontem.

Domingos Camargo, 73 anos, agricultor, filho de Horácio Pedro Camargo e Catarina Euzébio da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela mortuária de Guamiranga.

Édson Luís Portugal, 38 anos, filho de José Affonso Portugal e Maria Idelsina Oliveira Portugal. Sep. ontem.

Eduardo Sobanski, 81 anos, carpinteiro, filho de Adão Sobanski e Estephânia Sobanski. Viúvo de Anna Sobanski. Sep. ontem.

Elenir Nancy de Oliveira, 70 anos, do lar, filha de Narciso Thiele e Adelaide Lessnau Thiele. Sep. ontem.

Eva Rony da Luz, 84 anos, do lar, filha de Albino Klos e Rosa Klos. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Fabiano dos Santos Rocha, 31 anos, operador de máquinas, filho de Laertes Rocha e Lucicléia dos Santos Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Borda do Campo (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Borda do Campo, em São José dos Pinhais.

Felícia Warszaweck de Gottlieb, 60 anos, empresária, filha de Simcha Warszawiack e Chasza Mroczek. Sep. ontem.

Geremias Pereira da Silva, 41 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Pereira da Silva e Maria José Ribeiro da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Católica – CIC.

Gilberto Pavoski, 33 anos, técnico em eletrônica, filho de André Francisco Pavoski e Alberi dos Santos Pavoski. Sep. ontem.

Glória das Chagas Lima, 73 anos, doméstica, filha de Joaquim Gonçalves Franco e Maria Franco. Viúva de Antônio das Chagas Lima. Sep. ontem.

Glória Dileta Dalcin, 77 anos, filha de Vicente Dalcin e Luisa Borsvi. Sep. ontem.

Helena Stivelman, 76 anos, do lar, filha de Jacob Stivelman e Bertha Cohen. Sep. às 9h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Israelita do Água Verde.

Irene Ângela Stevan, 82 anos, do lar, filha de Stevan Matteo e Victó ria Zanin Stevan. Sep. às 9h30, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Israel Nunes de Oliveira, 90 anos, militar, filho de Dorval Nunes de Oliveira e Quitéria Odórcia da Silva. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Colônia da Saudade Jabotiana, em Aracaju, SE.

Ivaldo Alexandre dos Santos, 65 anos, açougueiro, filho de Manoel Alexandre dos Santos e Maria Maximina dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Rua Joaquim Ferreira Belo, 250 – Pinheirinho.

Ivete Margraf, 77 anos, do lar, filha de Germano Margraf e Terezinha Machado Margraf. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Izolda de Andrade Nymberg, 81 anos, professora, filha de Symphorônio Furquim de Andrade e Almirinda Kruger da Andrade. Sep. às 10 h, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Igreja do Evangelho Eterno – Cristo Rei.

João de Cássio Kaiut, 44 anos, vendedor, filho de Analdir Cordeiro Kaiut e Laudemira Martins Siqueira. Sep. ontem.

João Fernandes, 84 anos, lavrador, filho de Antônio Ângelo Fernandes e Liduvina Leônidas Fernandes. Sep. ontem.

Joel Rodrigues da Cruz, 44 anos, estofador, filho de Geraldo Rodrigues da Cruz e Zue Rodrigues da Cruz. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do mesmo.

José Corrêa de Andrade Sobrinho, 78 anos, professor, filho de Jorge Corrêa de Andrade e Josephina Vieira de Andrade. Sep. ontem.

José Neneu Pedroso, 31 anos, metalúrgico, filho de Osmair de Pontes Pedroso e Ourora Alves de Oliveira Pedroso. Sep. ontem.

Kaio Vinícius Rodrigues, 19 anos, repositor, filho de Marileis Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Janiópolis.

Ledy Maria Welp, 72 anos, do lar, filha de Frederico Welp e Olinda Welp. Sep. ontem.

Leonídio Bachtzen, 82 anos, vendedor, filho de Miguel Bachtzen e Catharina Bachtzen. Viúvo de Cecília Bachtzen. Sep. ontem.

Lides Cândida da Fonseca, 78 anos, do lar, filha de Aníbal Américo da Fonseca e Odete Cândida da Silva. Sep. ontem.

Lincon Tiago Martins, 21 anos, técnico em telecomunicações, filho de Paulo Roberto Martins e Rosemari Dias Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Lucas Prudêncio de Souza Reis, 21 anos, estudante, filho de Arnaldo Dias dos Reis e Joana D'Arc. de Souza. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela mortuária do mesmo.

Luís Ribeiro, 52 anos, eletricista, filha de Brasilício Ribeiro e Benedita Maria Rodrigues Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Luiz Antônio Teles Maciel, 44 anos, empresário, filho de Adão Teles Maciel e Aurora de Camargo Maciel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Igreja Adventista 7.° Dia, em Almirante Tamandaré.

Marcelo Nunes Dantas, 42 anos, protético, filho de José Vitorino Dantas e Cacilda Nunes Dantas. Sep. ontem.

Márcia Santos Garcia, 24 anos, operadora de caixa, filha de Jonas Sanches Garcia e Neusa dos Santos Garcia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da Rua Rio Negro, 1.050, em Pinhais.

Maria Agostinha Ferrarini Lunardon, 79 anos, do lar, filha de Emílio Ferrarini e Maria Fracaro Ferrarini. Sep. às 13 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Fernandes Pereira, 90 anos, do lar, filha de João Fernandes de Lima e Rosa de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Fazendinha.

Maria Gomes Matias, 65 anos, do lar, filha de Santo Martinho Gomes e Ana Marques Gomes. Sep. às 14 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do mesmo.

Maria Rosalina de Souza Resende, 57 anos, do lar, filha de Raimundo Honorato de Souza e Luiza Delfino de Souza. Sep. ontem.

Marlene do Rocio Schibicheski, 54 anos, do lar, filha de Juliano Fermino de Freitas e Olíria das Dores Ribeiro. Sep. ontem.

Miguel dos Santos Amaral, 68 anos, operador de máquinas, filho de Waldomiro Amaral de Oliveira e Amazilia Corrêa dos Santos. Sep. às 10 h, saindo da capela mortuária do mesmo.

Milton dos Santos Cropolato, 24 anos, metalúrgico, filho de Hermógenes Cropolato e Alzira Rosa dos Santos Cropolato. Sep. ontem.

Nahir Gaio Doehnert, 83 anos, do lar, filha de Daniel Gaio e Serafina Fontana Gaio. Viúvo de René Henrique Doehnert. Sep. ontem.

Nilson Dias, 81 anos, funcionário público estadual, filho de Sidalino Dias e Joana Alves Figueredo. Sep. ontem.

Osni Bahr, 69 anos, pintor, filho de Gustavo Bahr Filho e Indalécia Pereira Bahr. Sep. ontem.

Petronilho Pinto da Silva, 82 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Luiz Pinto da Silva e Sinhana do Espírito Santo. Sep. ontem.

Roseli da Silva, 41 anos, doméstica, filha de Inacir Alves da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Roseli do Rocio Cargnin, 47 anos, servente, filha de Rafael Cargnin e Minna Schelbauer Cargnin. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela Frei Miguel – CIC.

Sebastião Dias Taborda, 68 anos, servente, filho de Pedro Prestes Taborda e Idalina Dias Taborda. Sep. ontem.

Silvana Lourenço Emerim, 30 anos, do lar, filha de José Costa Emerim e Denise Lourenço Emerim. Sep. ontem.

Sílvio Rocha, 73 anos, alfaiate, filho de Jocelim Rocha e Izaura Pereira Rocha. Sep. ontem.

Sirley Terezinha dos Santos, 49 anos, secretária, filha de Manoel de Cristo e Joana Teixeira de Lara. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Municipal de Almirante Tamandaré.

Tarcilla Benvinda de Oliveira Vita, 87 anos, do lar, filha de Moacir de Campos Oliveira e Maria Anunciata Gennai de Oliveira. Sep. ontem.

Waldomiro Santos, 81 anos, filho de Ebraim Santos e Placedina Pedrozo dos Santos. Sep. ontem.

* * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]