• Carregando...
 |
| Foto:

Francisco Fernandes de Oliveira

Tinha o dom de lidar com as pessoas e com os bichos. Especial­mente com os cavalos. A eles, de­­dicou mais de 70 anos de sua longeva vida. Assim era Francisco Fernandes de Oliveira, que chegou a completar 111 anos. "Vô Chico", como era conhecido, era um retrato do homem do campo: se criou em sítios, aprendeu a lidar com a agricultura e a pecuária. Nunca morou em área urbana, não teve acesso aos estudos e, com o pequeno vocabulário que dominava, falava que o hábito de tomar um copo de cachaça por dia o fazia "firmar o pulso" para continuar trabalhando. Nunca fumou – mesmo na época em que era regra enrolar a palha. Tinha a mania de riscar os dias no calendário – vivia saborosamente um após o outro. Ostentava, orgulhoso, o título de mais antigo morador dos Campos Gerais. A longevidade é coisa de família. Dos sete filhos de Vô Chico que "vingaram", todos estão vivos ainda, com idades entre 80 e 62 anos. Viúvo há 33 anos, não quis saber de substituir Virgínia em sua vida. Tirar leite, juntar pinhão e cuidar da horta viraram suas atividades preferidas na aposentadoria. Lembrava com precisão de fatos longínquos e dava menos importância ao presente. Mas recordava sempre da festa comemorativa dos 100 anos, quando estiveram reunidos parentes em número maior que a idade do aniversariante. Quando perguntado sobre a avançada idade, sempre dizia que o "Patrão Velho" ainda não havia lhe chamado. Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais quieto, em conseqüência da surdez. Passava vários dias só com os próprios pensamentos. Nunca parou de surpreender. Com mais de 100 anos, chegou a casa carregando um tatu que havia caçado só com as mãos. Vez ou outra, quando era internado por causa das complicações de um câncer de próstata, brigava com os enfermeiros e auxiliares do hospital porque não queria que fizessem sua barba. Já muito debilitado, não quis mais saber de hospital. E teve a vontade respeitada. Ele sempre sabia o que queria: não gostava de bagunça em casa. Bastante lúcido ao final da vida, ele dizia que não era "trapo" e queria ser bem tratado. Deixa sete filhos, 15 netos, 25 bisnetos e 10 trinetos.

Dia 23, aos 111 anos, de complicações devido a um câncer de próstata

* * * * * * * * * * * * * * * *

Alan Jacson Borges, 16 anos, lavador de carros, filho de Eliane Borges. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Rua Pastor Osório de Freitas, 121 – Pinheirinho.

Albina Minari Mosconi, 89 anos, do lar, filha de Rodolfo Minari e Lorença Janoto. Deixa viúvo João Masconi. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Alessandro Domingos Tavares, 33 anos, encarregado de logística, filho de Gilberto Tavares e Érica Domingos. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Canelinha, SC.

Ana Maria Aparecida Soffi, 33 anos, do lar, filha de Estefano Soffi e Anita Flor de Maria Ibsch Soffi. Sep. ontem.

Antônio Carlos Vivian, 42 anos, motorista, filho de Américo Vivian Filhos e Eliana Maria Vivian. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Rua Embaixador Hipólito de Araujo, 576 – Prado Velho.

Aparecido Luiz dos Santos, 57 anos, servente, filho de Benedito Luiz dos Santos e Ana Domingas dos Santos. Sep. ontem.

Bruna Emanoeli Palamar, 1 ano, filha de João Palamar e Inês Bulat Palamar. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Linha Vitória, interior de Cruz Machado, PR.

Carlos Ribeiro de Andrade, 84 anos, funcionário publico federal, filho de Joaquim Ribeiro de Andrade e Rosa Arrechea de Andrade. Sep. ontem.

Clementina Gonçalves da Silva, 76 anos, do lar, filha de Osório Gonçalves e Carmen Gonçalves. Deixa viúvo Rubens da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela do mesmo.

Dorilda Corrêa da Rocha, 51 anos, do lar, filha de Antônio Corrêa e Cecília Grein Corrêa. Deixa viúvo Dalvo de Souza da Rocha. Sep. ontem.

Douglas Albertt de Souza Rodrigues, 24 anos, servente, filho de Guaraci Rodrigues e Vilma Helena de Souza. Sep. às 16h30, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja Evangélica do Sítio Cercado.

Elesbão do Prado, 89 anos, filho de Joana Rosa do Prado. Deixa viúva Luisina Alves do Prado. Sep. em horário e local a serem designados, saindo de Paranaguá, PR.

Élio Antônio Torres, 68 anos, representante comercial, filho de Antônio de Almeida Torres e Cyra Cunico Torres. Deixa viúva Renate Rofner Torres. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela mortuária da Paróquia de Santa Quitéria.

Gabriel dos Santos Geloni, 7 anos, filho de José Aparecido Geloni e Rute dos Santos Felisbino. Sep. ontem.

Helena de Souza Potier, 34 anos, do lar, filha de Jair de Souza e Lucília Portela de Souza. Deixa viúvo Álvaro Luiz Potier. Sep. ontem.

Izaura Crocetti, 88 anos, do lar, filha de Antônio Ricetti e Maria Ricetti. Deixa viúvo Arlindo Coroliano Crocetti. Sep. ontem.

Jaroslau Polygacz, 86 anos, gerente administrativo financeiro, filho de Elias Polygacz e Maria Polygacz. Deixa viúva Lídia Emília Polygacz. Sep. ontem.

João Batista do Prado, 24 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José do Prado e Maria Izabel Araújo Prado. Deixa viúva Raquel Nunes França do Prado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela Rua Lauro Schireiber, no CIC.

José Edson Domingos, 44 anos, autônomo, filho de Benedito Domingos e Izabel Iglesias Domingos. Deixa viúva Ana Cristina Iglesias de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, em São José dos Pinhais, PR.

Lúcia Honorato dos Santos, 61 anos, costureira, filha de Luís Honorato dos Santos e Ângela Henrique dos Santos. Sep. ontem.

Luís Paulo Meira Silva, 20 anos, auxiliar de produção, filho de Luiz Leonir Lens da Silva e Maria Emília Meira da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela do mesmo, em Piraquara, PR.

Manoel Alves de Oliveira, 88 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Simão Ferreira e Maria Possidonia do Espírito Santos. Deixa viúva Erotilde Santos. Sep. ontem.

Maria Flora Silveira, 63 anos, do lar, filha de José Benedito Silveira e Anistalda Galdini Silveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São Marcos.

Mayara Vitoria Cisz Cassaniga, 8 anos, filha de Gilmar Cassaniga e Sandra Cilene Cisz. Sep. ontem.

Nadir Ferreira Jankowski, 77 anos, professora, filha de Natálio Pinto Ferreira e Irma Lídia Guilhermina. Deixa viúvo Silvestre Jankoswski. Sep. ontem.

Nelci Aparecida Silvério Neuls, 52 anos, do lar, filha de Antônio Maciel Silvério e Santina Macagnan Silvério. Deixa viúvo Armindo Neuls. Sep. ontem.

Neli Fátima Antunes Fidel, 53 anos, do lar, filha de Antônio Sant’Ana Antunes e Emília Antunes. Deixa viúvo Rogério Fidel. Sep. às 11 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Neusa Leonel Lavanholi, 59 anos, telefonista, filha de Joaquim Fernandes Leonel e Amélia Palma Leonel. Sep. ontem.

Noely Cordeiro Perly, 72 anos, do lar, filha de Agenor Ribas Cordeiro e Edy Bucchi Cordeiro. Deixa viúvo Reginald Luizmar Perly. Sep. ontem.

Olivério Grecoski Petranski, 65 anos, motorista, filho de Deodoro dos Santos Petranski e Madalena Petranski. Sep. ontem.

Osny Levinski Espindola, 49 anos, garçom, filho de Protásio Oliveira Espindola e Matilde Levinski. Sep. ontem.

Rafael Tadeu Maldonado, 54 anos, filho de Reynaldo Maldonado e Conceição Fidalgo Maldonado. Sep. em horário e local a serem designados.

Ricardina Maria de Jesus Gomes, 76 anos, do lar, filha de José Cordeiro de Freitas e Pulcina dos Santos Cruz. Deixa viúvo João Gomes de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Valdecy Aparecido Durante, 46 anos, músico, filho de Aparecido Durante e Delci Rosa Durante. Deixa viúva Marlene Salete D’Ávilla Durante. Sep. em horário e local a serem designados.

Valdir Vieira da Rosa, 41 anos, padeiro, filho de Amador Antônio da Rosa e Albertina Vieira. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Salão Comunitário, em Faxinal, PR.

Vlademir Donizeti Rozalem, 43 anos, orçamentista, filho de Antônio Rozalem e Nelza Deliberali Rozalem. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Wandelino Santos Amarante, 67 anos, motorista, filho de Joaquim Salvador Amarante e Luiza dos Santos America. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]