Em pequenas doses, a preguiça de sair da cama é normal. Mas você sabe reconhecer quando sua preguiça está indo além do normal, ultrapassando a barreira do saudável?
Quando há um desejo e uma necessidade inexplicável de não levantar da cama, independente da hora ou ocasião, é possível que você esteja sofrendo de clinomania. O distúrbio leva as pessoas a permanecerem deitadas, nem sempre dormindo.
A clinomania tem mais a ver com o fato de não sair da cama do que com o sono, especificamente. Os principais sintomas são: irritabilidade ao sair da cama, falta de vontade de levantar, cansaço e rotina de sono alterada (trocando o dia pela noite).
Entre as causas para seu surgimento estão: depressão, uso de medicamentos contínuos e fortes, abuso de aparelhos eletrônicos e fatores comportamentais. Neste último, é comum os acometidos atribuírem à cama uma sensação de segurança, zona de conforto e paraíso.
Se você está desconfiado de que isso pode estar acontecendo com você, o melhor a ser feito é procurar um especialista em medicina do sono. Alguns exames serão feitos e, junto ao seu médico, vocês chegarão a um diagnóstico.
Quanto aos tratamentos, tudo dependerá da gravidade do quadro do paciente. Em casos mais graves, é recomendado o uso de remédios para devolver ao paciente a energia que lhe falta para sair da cama.
O acompanhamento psicológico e psiquiátrico, assim como neurológico e demais especialidades, também pode se fazer necessário. Geralmente, a mudança na rotina e a inserção de exercícios físicos e meditação também podem ser sugeridos.