Brasil pode ter internet de Elon Musk. Como ela funciona?

Tecnologia

O ministro das Comunicações, Fábio Farias, se encontrou com o bilionário Elon Musk e adiantou uma parceria para disponibilizar internet nas escolas rurais do Brasil e para ajudar no monitoramento da Amazônia.

A parceria envolve o uso da Starlink, um braço da SpaceX, empresa de sistemas espaciais, turismo espacial e comunicação.

A Starlink funciona com uma constelação de satélites em órbita baixa (entre 500 km e 2.000 km) que fornece internet de alta velocidade.

Hoje já existem mais de 1.800 satélites da Starlink em órbita, mas o plano de Elon Musk é ultrapassar os 40 mil nos próximos anos.

A principal vantagem da Starlink é fornecer internet para áreas remotas a um custo mais acessível, pois não é necessária uma grande infraestrutura em solo, como cabos de fibra óptica.

Segundo a Starlink, a internet da empresa tem velocidade entre 100 Mbps e 200 Mbps, com latência de 20 ms. Elon Musk promete melhorar esses números com mais satélites.

Para usar a internet da Starlink é necessário comprar um kit inicial, com antena, tripé e roteador, e pagar uma assinatura mensal.

O serviço está disponível em alguns países da América do Norte, Europa e Oceania, e o kit sai por US$ 499. Já a mensalidade custa US$ 99.

A Starlink ainda não está disponível no Brasil, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já homologou os equipamentos da empresa.

Créditos

Imagens: Divulgação/SpaceX, Divulgação/Starlink, Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.