Cadastro Único: como se inscrever e receber o Auxílio Brasil
Economia
O Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, entrará em vigor em novembro. E para receber, é obrigatório se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).
Para se inscrever, é necessário cumprir com alguns requisitos: - Famílias com renda mensal de até R$ 550 por pessoa; - Famílias com renda mensal total de até R$ 3.300;
- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que vinculadas à inclusão em programas sociais do governo; - Pessoas que moram sozinhas; - Pessoas que vivem em situação de rua.
A inscrição no Cadastro Único deve ser realizada pessoalmente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Veja o passo a passo na sequência.
Como se inscrever
Uma pessoa com pelo menos 16 anos deve comparecer ao CRAS com CPF ou título de eleitor, e um documento pessoal de cada indivíduo da família.
No caso de famílias indígenas ou quilombolas, não há necessidade de apresentar CPF ou título eleitor, mas o responsável deve portar algum documento de identificação.
Entrevista
A parte mais importante da inscrição é a entrevista, que é realizada por um funcionário da prefeitura, e cobre diversos aspectos da realidade da família.
O entrevistador vai perguntar, entre outras questões, sobre as características da residência, despesas, grau de escolaridade, se há pessoas com deficiência na família, características de trabalho e remuneração.
Confirmação
Depois da entrevista, os dados são inseridos no sistema, que checará se as pessoas da família já possuem o NIS, o Número de Identificação Social. Se não tiverem, um NIS será atribuído.
Atualização
Devidamente inscrita no Cadastro Único, a família precisa se comprometer a atualizar os dados todas as vezes que houver mudanças nas informações cadastradas.
Créditos
Imagens: Antonio Cruz/Agência Brasil, Marcello Casal Jr/Agência Brasil, Jefferson Rudy/Agência Senado, Leonardo Sá/Agência Senado, Sigas/PE, Prefeitura de Macapá, Prefeitura de Canoas, Prefeitura de Marituba, Fernando Frazão/Agência Brasil, Prefeitura de Guarulhos.
Montagem: Gustavo Ribeiro.