Líbano

Como está o país um ano após a megaexplosão que matou mais de 200 pessoas

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

Em 4 de agosto de 2020, Beirute foi arrasada por uma megaexplosão em um armazém no porto da cidade, onde estavam estocadas 2.750 toneladas de nitrato de amônio

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

O saldo da tragédia:

218 mortos 7 mil feridos 77 mil casas destruídas 300 mil pessoas sem casa US$ 4,6 bilhões em danos materiais

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

Um ano após a explosão, as crises política e econômica do país só pioraram, resultado também da pandemia.

O Banco Mundial elencou a situação atual do Líbano como um dos mais severos colapsos econômicos em 150 anos.

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

O PIB do país diminuiu 20% em 2020 A moeda local desvalorizou 129% A inflação aumentou 84% Milhões de pessoas ficaram pobres O desemprego saltou para 35%

FOTO: NABIL MOUNZER/EFE

A organização Save The Children informou que 910 mil pessoas, inclusive 564 mil crianças, têm dificuldades para ter acesso à alimentação suficiente, além de outros bens essenciais como eletricidade, água e produtos de higiene.

FOTO: IBRAHIM DIRANI/EFE

Países, como França e EUA, prometeram nesta quarta-feira enviar US$ 370 milhões em ajuda humanitária ao Líbano.  Contudo, os governos criticaram a elite política do país.

FOTO: CHRISTOPHE SIMON/EFE

O presidente americano Joe Biden disse que nenhuma ajuda externa seria suficiente "se os próprios líderes do Líbano não se comprometerem a fazer o trabalho árduo, mas necessário, de reformar a economia e combater a corrupção".

FOTO: SARAH SILBIGER/EFE

Reformas políticas que foram propostas logo após a megaexplosão não se concretizaram. O governo ficou praticamente paralisado por um ano, sem um novo primeiro-ministro.

FOTO: NABIL MOUNZER/EFE

“Eu não tenho uma varinha mágica e não posso fazer milagres…. mas estudei a situação por um tempo e tenho garantias internacionais”, disse.

Em julho, Najib Mikati, um dos homens mais ricos do Líbano, foi designado pelo presidente Michel Aoun para formar um novo governo.

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

Lembrando a tragédia, milhares de libaneses protestaram nas ruas de Beirute nesta quarta-feira (4). 

FOTO: NABIL MOUNZER/EFE

Até agora, a investigação do caso falhou em dar respostas sobre quem permitiu que o material explosivo fosse armazenado em um local inapropriado por mais de 6 anos.

Os libaneses exigem que os culpados pela explosão sejam levados à justiça.

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

Também não se sabe o que exatamente causou a detonação do material. Uma das hipóteses investigadas é de que a explosão tenha sido intencional.

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

FOTO: WAEL HAMZEH/EFE

Acompanhe as notícias internacionais no nosso site