Como evitar a malha fina do Imposto de Renda

A malha fina, oficialmente chamada de Malha Fiscal, é realizada quando a Receita Federal detecta diferenças entre os dados informados pelos cidadãos e aqueles prestados por terceiros.

Pouco mais de 869 mil contribuintes caíram na malha fina em 2021, segundo a Agência Brasil. Os principais erros foram omissão de rendimentos e falta de comprovação das despesas de dedução.

Veja a seguir sete erros que podem levar sua declaração a cair na malha fina e confira as dicas para evitar problemas com o Leão.

A verificação entre o que o contribuinte declara e o que as fontes pagadoras informam é um dos cruzamentos de dados mais básicos que a Receita analisa.

1. Diferença nos valores recebidos das fontes pagadoras

Na hora da declaração, é fundamental ter o informe de rendimentos prestados por todas as pessoas jurídicas, para declarar exatamente da mesma forma.

Erros de digitação nos valores acendem um alerta na Receita Federal. O órgão avisa quando encontra inconsistências do tipo, permitindo a retificação. Feita a correção, a chance de cair na malha fina é reduzida.

2. Erros de digitação

Dentro da variação patrimonial podem ocorrer muitos erros involuntários, por falta de detalhamento de pagamentos. Por isso é importante colocar todas as informações nas fichas de bens e direitos.

3. Variação patrimonial incompatível com a renda

Quando não há detalhamento, ou quando o contribuinte informa um bem pelo valor total, pode provocar inconsistências patrimoniais. Por isso, se o bem foi parcelado, deve detalhar o que já foi pago.

Pelo número do CPF é muito fácil para a Receita Federal verificar se o dependente consta em mais de uma declaração, o que é proibido.

4. Dependentes

Outra situação que leva à malha fina é incluir pai ou mãe como dependente na declaração, para abater os gastos com plano de saúde, mas não incluir todos os rendimentos deles.

5. Investimentos

Um erro bastante comum decorre da falta de atenção: trocar um plano previdenciário PBGL pelo VGBL. Apenas os gastos com PGBL podem ser deduzidos no Imposto de Renda, na opção completa.

Outra situação que pode levar ao erro é o mercado de ações. Se foi adquirida em 2021, o valor que deve constar no campo "Situação em 31/12/2021" da aba "Bens e Direitos" é o custo da aquisição, e não o valor do papel no fim do ano.

6. Aluguel

Os valores recebidos e pagos pelo inquilino são comparados pela Receita Federal e se houver diferenças pode levar à malha final.

A inclusão na declaração de IR de despesas não previstas na legislação, com o objetivo de abater o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição, pode resultar na malha fina.

7. Despesas aleatórias com saúde e educação

No caso das deduções de saúde, a principal orientação é que as informações prestadas devem condizer com aquelas fornecidas pelos profissionais que prestar o serviço.

Para as despesas de educação, a Receita Federal só considera aquelas relacionadas à formação formal. Gastos com cursos livres, como de idiomas, ou outros cursos de extensão não podem ser abatidos do IR.

Créditos

Apuração: Rosana Felix.

Imagens: Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.