Como receber dinheiro "esquecido" nos bancos?

Economia

Banco Central lançou uma ferramenta para clientes receberem valores "esquecidos" em contas bancárias antigas. 

O "Valores a Receber" é um serviço que permite pessoas físicas e jurídicas consultarem se possuem algum dinheiro "esquecido" em instituições financeiras. 

Para descobrir se há dinheiro "esquecido" basta seguir os seguintes passos: 1 - Entrar no site do Banco Central. 2 - Acessar a seção "Minha Vida Financeira". 3 - Clicar em "Valores a Receber".

4 - Clicar em "Consulta ao Relatório Valores a Receber".  5 - Clicar em "Iniciar Consulta" e inserir o número do CPF.  6 - Aguarde o resultado do sistema. Ele fará a busca e avisará se há ou não valores a serem recebidos.

Caso haja valores para serem recebidos, a próxima etapa é utilizar o portal Registrato. Ele fica dentro do próprio site do Banco Central e é através dele que será possível confirmar quais são os valores e em qual instituição eles estão. 

Para criar um acesso é simples e rápido, veja a seguir: 1 - Entre no sistema e preencha todos os campos informando os dados pessoais. 2- Em seguida, copie a frase de segurança gerada pelo serviço e acesse o site do banco de preferência.

3 - No site do banco, encontre a aba "Registrato" e cole a frase de segurança para validar. 4 - Volte ao site do Banco Central e finalize o cadastro. Após a finalização do cadastro, finalmente chegou a hora de receber o dinheiro.

Para receber o dinheiro será preciso fazer: 1 - Acessar o Registrato com login e senha. 2 - Clicar na seção "Valores a Receber". 3 - Clicar no aviso "Solicite aqui" e pedir a devolução do dinheiro.

4 - Escolher a forma com que o dinheiro será devolvido: Pix, TED ou DOC. A devolução do dinheiro acontece em até 12 dias úteis. 

Caso, o aviso de "Solicite aqui" não apareça  na hora da solicitação é preciso entrar em contato com a instituição bancária para combinar a devolução do dinheiro.

Créditos

Imagens: Pixabay.

Montagem: Caroline do Prado.