Como será a nova ferrovia entre Paraná e Santa Catarina

Infraestrutura

A Ferroeste pediu autorização do governo federal para construir uma nova linha férrea entre Cascavel (PR) e Chapecó (SC).

A estrada de ferro terá 286 quilômetros e o investimento previsto é de R$ 6 bilhões, totalmente da iniciativa privada.

Há a possibilidade de ser usada uma bitola mista. Ou seja, a distância entre as laterais dos trilhos pode ser a métrica (1m de largura) e outra mais larga, que pode ser de 1,40m ou 1,60m.

A construção da ferrovia é uma reivindicação de suinocultores  e avicultores do Oeste catarinense, que dependem do transporte do milho proveniente do Mato Grosso do Sul.

O novo ramal ferroviário também beneficia o Paraná, porque vai passar pela região Sudoeste do estado, com uma produção que não justificaria por si só uma ferrovia.

Além do trecho entre Cascavel  e Chapecó, a Ferroeste solicitou outros dois trechos: Guarapuava-Paranaguá  e Cascavel-Foz do Iguaçu, ambos no Paraná.

A previsão da Ferroeste é de que todos os novos ramais ferroviários estejam finalizados e operacionais até 2029.

Créditos

Imagens: Jaelson Lucas/AENPr, Alesssandro Viera/AENPr, Chuntil Kawamura/AENPr, Jonathan Campos/AENPr, Ricardo Botelho/MInfra.

Montagem: Gustavo Ribeiro.