Como será a nova ferrovia entre Paraná e Santa Catarina
Infraestrutura
A Ferroeste pediu autorização do governo federal para construir uma nova linha férrea entre Cascavel (PR) e Chapecó (SC).
A estrada de ferro terá 286 quilômetros e o investimento previsto é de R$ 6 bilhões, totalmente da iniciativa privada.
Há a possibilidade de ser usada uma bitola mista. Ou seja, a distância entre as laterais dos trilhos pode ser a métrica (1m de largura) e outra mais larga, que pode ser de 1,40m ou 1,60m.
A construção da ferrovia é uma reivindicação de suinocultores e avicultores do Oeste catarinense, que dependem do transporte do milho proveniente do Mato Grosso do Sul.
O novo ramal ferroviário também beneficia o Paraná, porque vai passar pela região Sudoeste do estado, com uma produção que não justificaria por si só uma ferrovia.
Além do trecho entre Cascavel e Chapecó, a Ferroeste solicitou outros dois trechos: Guarapuava-Paranaguá e Cascavel-Foz do Iguaçu, ambos no Paraná.
A previsão da Ferroeste é de que todos os novos ramais ferroviários estejam finalizados e operacionais até 2029.
Créditos
Imagens: Jaelson Lucas/AENPr, Alesssandro Viera/AENPr, Chuntil Kawamura/AENPr, Jonathan Campos/AENPr, Ricardo Botelho/MInfra.
Montagem: Gustavo Ribeiro.