A estudante brasileira que descobriu 25 asteroides

Tecnologia

A estudante brasileira Verena Paccola, de 22 anos, descobriu a existência de 25 asteroides, sendo que um deles é considerado como muito importante.

A descoberta ocorreu após ela participar do programa "Caça Asteroides", uma iniciativa da Nasa, a agência espacial americana, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O asteroide de destaque é considerado um "asteroide fraco", que se movimenta mais devagar e pode se colidir com a Terra. A data de colisão ainda está em análise pela Nasa.

Por essa descoberta, ela foi premiada pelo MCTI com a medalha de Honra ao Mérito e recebeu o troféu "Caça Asteroides" das mãos do ministro e astronauta Marcos Pontes e do fundador do programa, Patrick Miller.

Verena decidiu participar do programa em 2020, quando estudava para o vestibular de Medicina. Ela escolheu caçar asteroides como forma de distrair a cabeça dos estudos.

Hoje ela está no primeiro ano do curso de Medicina da USP em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e não pretende seguir o caminho da astronomia.

Créditos

Imagens: Neila Rocha/Ascom/ SEAPC/MCTI, Reprodução/ Instagram, Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.