Criptomoedas: o que são, como investir e quais os cuidados

Finanças

As criptomoedas são uma espécie de dinheiro digital que não são controladas por governos, como o Dólar ou o Real, por exemplo.

A grande maioria das criptomoedas é gerada em uma rede blockchain, que armazena transações de forma segura. Isso dá transparência ao processo, pois todas as movimentações são públicas e auditáveis.

As blockchains são redes descentralizadas, então todos os registros feitos precisam passar por todos os computadores da rede. Quando as informações se juntam, um bloco é formado e registrado na rede.

Essa autenticação que forma os blocos é chamada de mineração. Por ser muito complexa, são necessários computadores com grande capacidade de processamento.

Quem contribui com a mineração recebe o pagamento em criptomoedas, que ficam disponíveis para circulação. Elas são negociadas nas corretoras de criptomoedas, as Exchanges.

Hoje existem centenas de Exchanges ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é possível ter uma carteira virtual comprando criptomoedas em Real, por cartão de crédito, boleto, PIX e outras formas de pagamento.

Como não existe um órgão centralizador, o valor das criptomoedas é determinado pela quantidade de operações realizadas por compradores e vendedores.

Entre as criptomoedas mais conhecidas e negociadas estão o Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE), Litecoin (LTC), Ripple (XRP) e Cardano (ADA).

As criptomoedas são usadas principalmente como um meio de troca para a compra de produtos. Além disso, podem ser usadas como uma reserva de valor, ou seja, investimento.

Para investir nas criptomoedas é preciso muito cuidado, a começar pela Exchange escolhida. Por isso, é muito importante pesquisar com atenção antes de abrir uma conta em uma corretora de ativos digitais.

Além disso, é sensato acompanhar o mercado das criptomoedas, da mesma forma que as ações nas Bolsas de Valores. Um investimento alto pode virar um grande prejuízo da noite para o dia.

Recentemente, um ativo digital chamado Squid Game, baseado na série Round 6, subiu mais de 70.000% em uma semana e despencou para quase zero em poucos minutos, com muitos investidores perdendo muito dinheiro.

Créditos

Imagens: Pixabay, Unsplash e Pexels.

Montagem: Gustavo Ribeiro.