Reprodução/Agência Brasil

Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo? Saiba o que muda

Reprodução/PEXELS

Celebrado em 20 de novembro (que em 2024 cairá em uma quarta-feira), o Dia da Consciência Negra é feriado nacional, e não um ponto facultativo. Uma curiosidade é que o feriado nessa data acontecerá pela primeira vez em todo o país neste ano.

Reprodução/Agência Brasil

Isso porque a data foi reconhecida oficialmente como feriado nacional em dezembro de 2023. Até então, apenas 6 estados (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) e alguns municípios suspendiam suas atividades.

Reprodução/PEXELS

A partir deste ano, órgãos públicos, escolas, bancos e grande parte das empresas privadas fecham ou operam em regime de plantão, com exceção de setores essenciais e serviços que, por necessidade, funcionam 24 horas.

Reprodução/Domínio Público

Por que o Dia da Consciência Negra é feriado? A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, local onde escravos fugitivos se agrupavam para viver em liberdade. Ele morreu em 20 de novembro de 1695.

Reprodução/Domínio Público

Zumbi dos Palmares Grande parte do movimento negro brasileiro costuma apontar Zumbi dos Palmares como símbolo de liberdade, dignidade e resistência contra a escravidão, por não ter se sujeitado ao domínio dos escravagistas portugueses.

Reprodução/Domínio Público

Zumbi dos Palmares O personagem, entretanto, é alvo de críticas, já que fontes históricas apontam que ele teria mantido práticas semelhantes às dos colonos, como a escravização de prisioneiros de guerra e até mesmo de outros negros dentro do quilombo.

Reprodução/PEXELS

• 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira) • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (quarta-feira) • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Quais são os feriados que restam em 2024?