Reprodução/Captura de tela/Google Maps

“Formigueiro humano” abriga 20 mil pessoas que quase não saem de casa

Reprodução/PEXELS

A Rússia é conhecida como um dos países mais populosos do mundo. Segundo estimativas das Nações Unidas, sua população chega a aproximadamente 147 milhões de pessoas.

Reprodução/PEXELS

Em Kudrovo, um impressionante complexo residencial chamou a atenção de internautas nas redes sociais por sua alta concentração de habitantes. São quase 20 mil pessoas morando em um mesmo local.

Reprodução/PEXELS

Construído em 2015, o Novy Okkervil, com milhares de blocos de apartamentos, se tornou o mais lotado do mundo. O "formigueiro humano" possui 3.700 apartamentos distribuídos por 25 andares.

Reprodução/PEXELS

Além de acomodar um número recorde de habitantes, o complexo colossal é considerado "autossuficiente" por suprir em seu interior todas as demandas que os moradores têm. Com isso, há pessoas que quase nunca saem de casa.

Reprodução/PEXELS

Um dos residentes do condomínio contou ao portal de notícias Unilad Tech que o complexo é tão completo que ele e sua família passaram seis meses sem sair do local.

Reprodução/EFE

Essas formas de habitação aglomeradas lembram a cultura do regime soviético, derrubado em 1991, quando apartamentos eram divididos entre famílias desconhecidas - até quatro agrupamentos familiares moravam sob um mesmo teto.

Reprodução/PEXELS

A aglomeração populacional nesses "apartamentos comunitários", ou kommunalki, como os russos chamavam na era soviética, muito se assemelham ao "formigueiro humano", revelando vestígios do comunismo que permanecem entranhados na Rússia moderna.