Reprodução/Wikimedia Commons

Frequentar igreja prolonga mais a vida que dieta e exercício, diz especialista

Reprodução//PEXELS

Ir a cultos religiosos pode abrir as portas para a vida eterna, mas também prolongará sua vida na Terra mais do que dieta ou exercícios, de acordo com o principal especialista em longevidade do mundo.

Reprodução//Divulgação

O especialista é Dan Buettner, que ganhou três prêmios Emmy por seu documentário inovador de 2023 "Live to 100: Secrets of the Blue Zones" ("Viver até os 100: Segredos das Zonas Azuis")

Reprodução//PEXELS

Em um estudo recente, ele e sua equipe investigaram regiões do mundo conhecidas por terem a maior expectativa de vida média. Os pesquisadores entrevistaram 263 pessoas com mais de 100 anos.

Reprodução//PEXELS

E descobriram que, exceto 5, todos pertenciam a alguma comunidade religiosa. “Sabemos que pessoas que vão à igreja ou templo, ou mesmo mesquita, e comparecem 4 vezes por mês vivem de 4 a 14 anos a mais do que as que não frequentam".

Reprodução//PEXELS

Esse número superou outras práticas mais intuitivas de longevidade, como exercício regular e dieta. Os pesquisadores concluíram que uma fé ativa em Deus, incluindo a frequência semanal à igreja, pode ter o maior impacto em prolongar a vida terrena.

Reprodução//PEXELS

Em seu estudo, Dan Buettner apontou outros elementos que podem contribuir para maior longevidade, que vão de dieta adequada até fatores ambientais.