O que é 5G e o que ele vai mudar (ou não) na sua vida

Tecnologia

A tecnologia 5G é a evolução da internet móvel, com mais velocidade para downloads e uploads, estabilidade na conexão e maior cobertura.

As redes móveis de 4G, que hoje operam no Brasil, podem chegar a 100 Mbps (megabits por segundo). Já o 5G pode funcionar entre 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo), ou seja, até 100 vezes mais do que o 4G.

Essa velocidade permite que as videochamadas, por exemplo, sejam mais nítidas e sem atrasos ou interrupções. Para jogos online, não haverá atraso na transmissão dos dados.

Para as tarefas do dia a dia no celular, inclusive streaming e videochamadas, o usuário não deve sentir uma diferença tão nítida na comparação com uma boa conexão 4G.

Entretanto, além da velocidade, a tecnologia 5G permite que mais aparelhos se conectem a uma mesma antena. Há estudos que mostram que mais de 1 milhão de aparelhos podem se conectar a uma mesma antena.

A maior capacidade das antenas significa o crescimento da chamada "Internet das Coisas", na qual aparelhos além do celular podem se conectar à internet, como carros, geladeira, ar condicionado, máquinas de lavar, etc.

Sem contar que o 5G pode até mesmo acabar substituindo as redes domésticas de wi-fi, ou pelo menos se tornar complementar.

Em outros ambientes o 5G também pode significar um avanço, como na medicina, já que cirurgias feitas de forma remota terão uma confiabilidade ainda maior.

Apesar das vantagens, o 5G ainda deve demorar um pouco para virar realidade no Brasil. Após o leilão, a expectativa do mercado é de que uma boa cobertura nas principais cidades demore de 2 a 4 anos.

E para usar o 5G, será necessário um aparelho compatível. Hoje, a maioria dos smartphones do mercado e em uso não são compatíveis. E os celulares 5G ainda são muito caros.

Além disso, a tendência é de que o custo dos planos 5G sejam mais caros no início da implantação e só passem a ser acessíveis para toda a população depois que a cobertura se ampliar no país.

Créditos

Imagens: Unsplash, Pixabay e Pexels.

Montagem: Gustavo Ribeiro.