O que é BDR e como investir na Apple, Google e Disney
Economia
Investir em empresas estrangeiras listadas em Bolsa não é tão complicado quanto parece ser. Isso graças ao BDR.
BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt, um certificado que representa ações emitidas por empresas do exterior em Bolsas como Nasdaq ou NYSE.
Quem investe em BDR não está comprando a ação da empresa, mas sim em títulos que representam os papéis. Quem compra realmente as ações são as chamadas instituições depositárias.
Existem dois tipos de BDR. O primeiro, o patrocinado, é aquele em que a empresa emissora das ações participa do programa.
O segundo, o não patrocinado, não tem participação direta da empresa emissora das ações. No Brasil, a maioria dos BDRs é desse tipo.
Hoje, existem mais de 800 BDRs disponíveis para negociação na B3. Basta ter acesso a uma corretora e realizar a negociação, em reais, como qualquer outra ação.
No Brasil há BDRs de grandes empresas, de diversos ramos. Das que atuam com tecnologia estão Apple, Google, Netflix, Amazon, Facebook, Microsoft, entre outras.
Airbnb, Ebay, Disney, Ford, Honda, Coca-Cola, Pepsi, Tesla, Nike, Starbucks, McDonald's e 3M também estão na lista.
Dá até para investir nas fabricantes de vacinas da Covid-19, como Biontech, Pfizer, Astrazeneca, Johnson & Johnson e Moderna.
Créditos
Imagens: Divulgação/B3, Myke Sena/Ministério da Saúde, Unsplash e Pixabay.
Montagem: Gustavo Ribeiro.