O que é o metaverso?

Tecnologia

Desde que o Facebook mudou o seu nome para "Meta", o termo metaverso ganhou popularidade em todo o mundo. Mas, afinal, o que é esse tal metaverso?

O termo apareceu pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, em 1992, no qual o personagem tem uma vida real e outra virtual.

O metaverso é uma espécie de ambiente imersivo que junta os mundos real e virtual. Ele não é real, mas passa a sensação de realidade.

O mundo dos videogames foi o primeiro a desbravar o metaverso, como o jogo Second Life, lançado em 2003, no qual as pessoas tinham um identidade (avatar) e poderiam interagir e simular a vida real em um ambiente 3D.

A limitação tecnológica da época, porém, não permitiu que os jogos criasse realmente um metaverso. O investimento de grandes empresas em realidade virtual tem mudado esse cenário.

Facebook, Microsoft, Nvidia, entre outras, têm colocado dinheiro na fabricação de aparelhos como óculos de realidade virtual e na criação de ambientes imersivos.

A ideia é que as pessoas passem a interagir em novas realidades, inclusive em tarefas do dia a dia, como compras, reuniões e encontros com amigos e familiares.

Créditos

Imagens: Divulgação/Meta, Unsplash e Pixabay.

Montagem: Gustavo Ribeiro.