O que é taxa Selic e como ela afeta seu bolso

Economia

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela se refere à taxa média registrada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.

Ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, especialmente àquelas cobradas em empréstimos, financiamentos e retorno de aplicações financeiras.

A sigla Selic vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é um sistema do Banco Central onde são negociados os títulos públicos federais.

A Selic é um instrumento de política monetária para controlar a inflação. A ideia é assegurar estabilidade da economia e evitar descontrole dos preços.

Quando a taxa Selic aumenta, o custo de captação dos bancos sobe. Com isso, os juros de financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos para o consumidor.

A consequência do aumento da taxa Selic é a redução no consumo, afinal o custo de serviços e produtos ficam mais altos.

Quando a taxa diminui, os bancos tendem a emprestar com juros menores. Assim, tomar empréstimos fica mais acessível para a população.

Com isso há mais dinheiro circulando e, como consequência, as pessoas tendem a consumir mais.

Quem define quanto a taxa Selic aumenta ou diminui é o Comitê de Política Econômica (Copom), um órgão do Banco Central.

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic que vai permanecer em vigor pelos 45 dias seguintes. As reuniões do Copom duram dois dias.

Créditos

Imagens: Marcello Casal Jr/Agência Brasil, Leonardo Sá/Agência Senado, Pixabay, Pexels e Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.