Por que o BNDES vai adquirir créditos de carbono

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fará uma chamada pública para adquirir até R$ 10 milhões em créditos de carbono.

O crédito de carbono é um instrumento que permite remunerar iniciativas de descarbonização da economia, como projetos de restauração florestal.

O objetivo da chamada pública é estimular o desenvolvimento de um mercado voluntário desse tipo de títulos no Brasil e, assim, contribuir para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

De acordo com o BNDES, a prioridade será para títulos de reflorestamento, energia e o chamado Redd+, que trata das reduções de emissões provocadas por desmatamento e degradação florestal.

Os créditos adquiridos pelo banco serão transformados em títulos e vendidos para outros agentes que emitem mais gases poluentes do que o permitido.

Os agentes voluntários também poderão comprar os créditos com o objetivo de terem acesso a fontes de financiamentos verdes.

Segundo o BNDES, a estimativa é que o mercado voluntário tenha que crescer mais de 15 vezes até 2030 para que seja cumprido as metas do Acordo de Paris.

Créditos

Imagens: Pixabay.

Montagem: Caroline do Prado.