Reprodução/Instagram

Quem é o prefeito “tiktoker” que quer conquistar o estado de São Paulo

Reprodução/Instagram

Vídeos curtos, movimentos exagerados, caretas e tons de voz elevados. Tudo isso combinado dá uma baita receita de sucesso para um influencer. Mas também é o que tem ajudado o político Rodrigo Manga (Republicanos) a se projetar nacionalmente.

Reprodução/Instagram

Prefeito de Sorocaba, ele está no comando deste município de São Paulo desde 2020, apesar de ter começado a entrar na boca do povo somente em 2024, quando se jogou de cabeça nas redes sociais.

Reprodução/Instagram

Basta entrar no Instagram dele para entender melhor isso. Manga possui 2,2 milhões de seguidores na plataforma. Para se ter ideia, a população de Sorocaba foi estimada em 757,4 mil pelo IBGE no ano passado. Ou seja, seria como se ele tivesse quase três "Sorocabas" seguindo-o na rede social.

Reprodução/Instagram

O vídeo destacado no perfil do prefeito Rodrigo Manga, publicado originalmente em dezembro, sintetiza bem a forma carismática e didática com que aborda pautas e proposições políticas.

Reprodução/Instagram

Com o formato, o vídeo atraiu uma enxurrada de comentários. Dentre as mais de 11 mil respostas, há quem brinque: "Sou de Salvador e já estou com o passaporte para Sorocaba."

Reprodução/Instagram

Mas o sucesso com as gracinhas não é deturpado por ele. Assuntos mais sérios são abordados de maneira sóbria por Manga. Isso revela que o político pode se sair bem em mais de uma frente de comunicação.

Reprodução/Instagram

Publicada no mês passado, uma pesquisa do instituto Real Time Big Data colocou o prefeito sorocabano como um dos possíveis nomes na disputa pelo governo. Em outra pesquisa recente, desta vez realizada pela Genial/Quaest, ficou evidenciado que governadores de direita que apresentaram projetos concretos se saíram muito bem.

Reprodução/Instagram

Essa pode ser uma boa aposta para Rodrigo Manga, caso efetivamente se arrisque em uma candidatura ao governo do estado. Basta construir um projeto sólido e sério para São Paulo. E isso exige mais que seguidores no Instagram e no TikTok.