Quem é Zé Trovão, o caminhoneiro apoiador de Bolsonaro

República

Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, ganhou as manchetes ao liderar a manifestação de caminhoneiros em pelo menos 15 estados do Brasil.

Ele é considerado foragido desde 3 de setembro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acatou pedido de prisão apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é investigado no inquérito que apura atos antidemocráticos.

Zé Trovão deixou o país antes da ordem de prisão e voou para o México. Segundo a Polícia Federal, ele foi localizado em um hotel na Cidade do México, mas por enquanto não foi preso.

Nascido em São Paulo, vivia em Santa Catarina. Ele é caminhoneiro e chegou a participar da paralisação da categoria em 2018, mas sem papel de liderança na ocasião.

Zé Trovão se popularizou nos últimos meses por vídeos em que defendia o presidente Jair Bolsonaro, a intervenção militar e o impeachment dos 11 ministros do STF.

O canal dele no YouTube, chamado Zé Trovão A Voz das Estradas, chegou a ter mais de 40 mil inscritos antes de ser retirado ar.

O nome Zé Trovão faz referência ao personagem da novela da extinta Rede Manchete, A História de Ana Raia e Zé Trovão, interpretado por Almir Sater.

Créditos

Imagens: Reprodução/YouTube, Marcelo Camargo/Agência Brasil, Rosinei Coutinho/SCO/STF, Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.