"Revolução" do Pix faz um ano. Veja números e novidades

Economia

O Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), completa um ano de funcionamento em 16 de novembro de 2021.

Nesse período, o Pix se tornou um dos meios de pagamentos preferidos dos brasileiros, concorrendo diretamente com dinheiro, cartões de débito, boletos e transferências.

No segundo trimestre de 2021, o Pix respondia por 12,8% dos pagamentos realizados no Brasil, atrás somente dos cartões (50,2%) e boletos (14,9%).

Segundo o Banco Central, até o fim de outubro, o Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários.

Do número total de usuários, 105,24 milhões são pessoas físicas e 7,41 milhões são pessoas jurídicas.

O volume de transações saltou de R$ 25,1 bilhões em novembro de 2020 para R$ 502 bilhões em outubro de 2021.

O Banco Central promete novas funcionalidades para tornar o Pix ainda mais fácil, acessível e seguro para os brasileiros.

A partir de 29 de novembro, serão disponibilizados o Pix Saque e o Pix Troco, que vão permitir o saque em espécie e troco em estabelecimentos comerciais.

Até o fim do ano, o Banco Central planeja também disponibilizar o iniciador de pagamentos, que vai permitir ao usuário fazer transações Pix sem abrir o aplicativo do banco.

Outra novidade será o Mecanismo Especial de Devoluções, que promete acelerar o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha dos bancos.

Créditos

Imagens: Marcello Casal Jr/Agência Brasil, Divulgação/Banco Central, Pixabay, Pexels e Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.