Reprodução/Prefeitura de  Piraí do Sul

Conheça Rota do Rosário: roteiro religioso que está entre os mais longos do Brasil

Reprodução/PEXELS

Pode ser apenas uma coincidência, mas olhando por cima, no mapa, o principal roteiro religioso do Paraná e um dos mais longos do Brasil tem o formato de um rosário.

Reprodução/Divulgação

Passando por 17 cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro do estado, foi exatamente esse desenho que inspirou seu nome: Rota do Rosário.

Reprodução/Prefeitura  de Jacarézinho

O percurso é um projeto da Diocese de Jacarezinho com o objetivo de comunhão entre os 15 santuários espalhados pela rota. No caminho, criado também para fomentar o turismo na região, estão patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos, como museus, festas e eventos culturais.

Reprodução/Divulgação

A Rota do Rosário parte de Piraí do Sul e pode ser feita por dois caminhos, um no sentido Ibaiti e outro seguindo por Tomazina. Em ambos o percurso tem 650 quilômetros, vencidos por pequenas estradas rurais, de terra e pedra. O asfalto é raro, gerando a oportunidade de se conectar à natureza.

Reprodução/Divulgação

O ponto de partida é o Santuário Nossa Senhora das Brotas, localizado em um bosque repleto de araucárias, árvores nativas e riachos. É um convite para carregar a energia necessária para encarar a longa jornada de peregrinação.

Reprodução/Divulgação

Pelo caminho estão outros 14 santuários, com destaque para: • São Miguel Arcanjo (Bandeirantes) • Igrejinha São João Batista (Arapoti) • Divino Espírito Santo (Ribeirão do Pinhal) • Ecológico da Santa do Paredão (Jaguariaíva) • Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt (Jacarezinho)

Reprodução/Divulgação

Além dos santuários, há no caminho igrejas, capelas, mosteiros e museus de várias temáticas, sejam religiosos, históricos e mesmo ferroviário.

Reprodução/Divulgação

Não é por acaso que a Rota do Rosário, desde que foi criada, vem mudando as cidades por onde passa. O turismo religioso melhorou a estrutura, com opções de hospedagem, alimentação e comércio para atender os romeiros que chegam e partem durante todo o ano.