Trabalho por conta própria: quais as vantagens de ser MEI
Economia
Já são mais de 25 milhões de trabalhadores por conta própria no Brasil, segundo o IBGE. Boa parte, porém, não tem CNPJ. O caminho mais fácil e rápido para mudar isso é se tornar um MEI.
O MEI, ou Microempreendedor Individual, pode abrir uma empresa e obter um CNPJ próprio. Isso dá algumas vantagens ao trabalhador autônomo.
Menos burocracia
Para se tornar MEI, o processo de formalização é simples, rápido e pode ser feito totalmente online. Em poucos minutos, o trabalhador sai com o CNPJ. E é de graça.
Tributação simplificada
O MEI paga um valor mensal fixo referente aos tributos, como INSS, ICMS e ISS. O custo por mês varia entre R$ 56 e R$ 61, dependendo da atividade.
Emissão de nota fiscal
O microempreendedor individual pode emitir nota fiscal, o que abre algumas oportunidades, principalmente com clientes que sejam pessoas jurídicas.
Serviços bancários
Qualquer MEI pode abrir uma conta corrente de pessoa jurídica e ter acesso a linhas de crédito exclusivas para empresas. Em geral os juros são mais baixos.
Previdência
Quem é MEI tem direito à cobertura previdenciária, como auxílio-doença, aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-maternidade, e pensão por morte (para a família).
Créditos
Imagens: Pixabay, Pexels e Unsplash.
Montagem: Gustavo Ribeiro.