TrumpCoin: sob críticas, nova moeda digital incrementa mercado cripto
Reprodução/EFE
Após valorização explosiva, a $Trump, criptomoeda lançada às vésperas de sua posse pelo presidente americano Donald Trump, promete ampliar ainda mais as fronteiras do mercado cripto.
Reprodução/EFE
Mas ao lado da euforia, o lançamento foi criticado pela tentativa do republicano de lucrar com sua influência política. A moeda foi lançada pela CIC Digital LLC, uma afiliada da Trump Organization, e 80% dos tokens são de propriedade das empresas da organização.
Reprodução/EFE
Mesmo assim, especialistas admitem que a moeda expande o alcance do setor, que já seria também impulsionado pela promessa de regulamentação repetida inúmeras vezes na campanha pelo novo morador da Casa Branca.
Reprodução/PEXELS
“Se projetos como a TrumpCoin se multiplicarem, o mercado pode enfrentar uma onda de novos tokens associados a figuras públicas, transformando ‘memecoins’ em ferramentas de influência política e econômica.” (Murilo Cortina, da QR Asset Management)
Reprodução/PEXELS
As memecoins são criptomoedas originadas de memes, piadas ou brincadeiras da internet. Na maioria das vezes, seu valor é influenciado pela comunidade online. Algumas delas, como Dogecoin e Shiba Inu, obtiveram valorizações impressionantes.
Reprodução/PEXELS
A diferença das memecoins para as criptos consolidadas são os fundamentos sólidos, como segurança, descentralização e inovação tecnológica. As consolidadas são projetadas para resolver problemas específicos e oferecem uma infraestrutura robusta, com grande aceitação no mercado financeiro.
Reprodução/PEXELS
Já as memecoins têm fundamentos mais fracos e sua valorização pode ser altamente volátil, dependendo do humor do mercado. Ambas, no entanto, utilizam a tecnologia blockchain, que garante a segurança e a transparência das transações, sem necessidade de intermediários e controladores.
Reprodução/EFE
A expectativa com Trump é de que haverá uma regulação mais amigável ao mercado cripto. Em discursos, o republicano sinalizou a necessidade de clareza nas regras do ambiente de negócios. A ideia é promover segurança jurídica para atrair investimentos para o setor nos EUA.