Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

telefonia

Aplicativos concorrentes comemoram bloqueio do WhatsApp

Volume de novos usuários congestionou sistemas de autenticação do Telegram e ICQ

  • Agência O Globo
Bastante popular no início da década passada, o ICQ também comemorou a enxurrada de novos usuários brasileiros | Reprodução
Bastante popular no início da década passada, o ICQ também comemorou a enxurrada de novos usuários brasileiros Reprodução
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Enquanto milhões de brasileiros passaram a manhã desta quinta-feira (17) lamentando a falta do principal aplicativo de mensagens on-line do país, concorrentes do WhatsApp comemoraram o aumento no número de novos usuários que sofriam de abstinência. O volume de novas assinaturas foi tão grande que algumas plataformas enfrentaram dificuldades para processar tantos registros. O WhatsApp acabou liberado por um desembargador de São Paulo, no início desta tarde.

Pelo Twitter, o Telegram Messenger informou que, pouco depois da meia-noite, horário em que o WhatsApp foi bloqueado, a plataforma já havia recebido 1,5 milhões de novos cadastros brasileiros. Por causa disso, os gateways de SMS, usados para a confirmação de novas contas, ficaram sobrecarregados.

“1.500.000 e contando, gateways de SMS sobrecarregados. Aguardem, seus códigos estão chegando. Estamos trabalhando para acomodar esse tráfego louco”, informou o aplicativo.

ZapZap e ICQ

Desse total, cerca de 420 mil foram para o aplicativo brasileiro ZapZap. Segundo Erick Costa, responsável pelo desenvolvimento do programinha, a média diária de novas instalações ficam entre 15 mil e 20 mil.

“Com o salto de ontem, chegamos aos 5 milhões de usuários ativos”, comemorou Costa. “Por causa dessa movimentação, fui dormir às 4h e acordei às 7h, mas valeu à pena.”

Bastante popular no início da década passada, o ICQ também comemorou a enxurrada de novos usuários brasileiros. Em comunicado publicado na manhã desta quinta-feira, o programinha informou que “nas últimas 12 horas, os usuários do ICQ no Brasil se tornaram três vezes mais ativos, e o número de novos usuários aumentou em quatro vezes”.

Assim como no Telegram Messenger, os gateways de autenticação enfrentaram problemas de sobrecarga:

“Infelizmente as operadoras móveis no Brasil estão experimentando muito tráfego, então os códigos de registros por SMS estão demorando mais que o usual. Nós nos desculpamos pelo inconveniente”, afirmou o ICQ.

Facebook

O Facebook, dono do WhatsApp, também quis lucrar com a situação. No aplicativo móvel, a rede social informou estar trabalhando para restaurar o WhatsApp, mas pediu que os brasileiros usassem o Facebook Messenger durante o período do bloqueio. O próprio Mark Zuckerberg, cofundador e diretor executivo da companhia, fez a recomendação:

“Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens”, escreveu, em seu perfil na rede.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Tecnologia

PUBLICIDADE