• Carregando...
Novos modelos de drones estão expostos no evento DroneShow em Curitiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Novos modelos de drones estão expostos no evento DroneShow em Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de meses de discussões, com direito a audiência pública e recebimento de quase 300 sugestões, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve enfim oficializar nas próximas semanas as regras para a utilização de drones em operações comerciais.

Hoje, a agência e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) já precisam ser comunicados antes dos voos, mas a regulamentação é vista como essencial para “destravar” um mercado em ampla ascensão e que ainda opera às margens da legalidade.

Anac finaliza texto da regulamentação para a operação de drones

Leia a matéria completa

A Anac afirma que o texto final ainda está sob avaliação jurídica dentro da agência e deve ser publicado “em breve”. Mas empresas e especialistas que acompanham as tratativas apostam que as regras serão divulgadas neste ou no próximo mês, a tempo de entrarem em vigor antes dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto. A expectativa é que, com as normas claras, a Anac e o Decea possam agilizar as autorizações para voos e certificações dos pilotos.

Empresas que prestam serviços com os drones reclamam da morosidade dos órgãos e da dificuldade em operar de forma legal. “Hoje, 99% do trabalho com drones é feito de forma irregular, porque as pessoas não conseguem autorização para os voos. A nossa expectativa é que a regulamentação ajude as empresas e seja destravada a burocracia para voar. Também será interessante para separar o piloto amador do profissional”, avalia Clovis Scalet Junior, representante comercial da Drone Direto, companhia que importa e vende drones e oferece cursos de pilotagem.

A empresa curitibana é uma das que participam do DroneShow Curitiba, evento voltado para utilização comercial dos drones, que segue até esta quinta-feira (10) na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em meio às apresentações de novos modelos e de softwares para as aeronaves, as principais discussões giram em torno da regulamentação.

Evento em Curitiba mostra o que está em alta no mercado de drones.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Sem o controle dos órgãos oficiais, os próprios números sobre o setor são nebulosos. Segundo o engenheiro cartógrafo e idealizador do DroneShow, Emerson Granemann, estima-se que haja hoje cerca de 30 empresas que fabricam ou importam drones no Brasil, enquanto “outras centenas” se dedicam a prestar serviços, principalmente na agricultura e engenharia, para monitoramento de obras.

“A regulamentação é um fato bastante positivo, que vai beneficiar muito o mercado. De certa forma, vai inibir um pouco as pessoas que estão se aventurando com drones sem conhecer muito a tecnologia e colocando em risco as pessoas. Por outro lado, vai dar mais segurança jurídica para grandes contratações de serviços, para que projetos de maior envergadura possam ser efetivamente executados.”

DroneShow Curitiba

Curitiba sedia o DroneShow, evento voltado para utilização comercial dos drones, que segue até esta quinta-feira (10) na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na Rua Emiliano Perneta, no Centro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]