• Carregando...
O principal aparelho da nova linha é o K10, que chega às lojas  ainda neste mês. | Divulgação
O principal aparelho da nova linha é o K10, que chega às lojas ainda neste mês.| Foto: Divulgação

A LG anunciou nesta terça-feira (16) a chegada ao Brasil da nova linha de smartphones da empresa, chamada K. Os novos três modelos se enquadram na categoria de aparelhos intermediários, segmento que hoje é responsável por 75% das vendas de celulares no país.

O principal aparelho da nova linha é o K10, que vem com câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP, processador octa-core Media Tek e tela HD de 5,3 polegadas. O celular sai por R$ 1.199 e chega às lojas ainda neste mês.

Os outros dois modelos, K8 e K4, têm configurações mais modestas e preços menores, de R$ 999 e R$ 699, respectivamente. Todos os aparelhos da linha vêm com conexão 4G e memória RAM de 1G.

Confira as principais especificações dos três modelos da linha K:

K10

- Câmera traseira de 13 MP e frontal de 8 MP

- Tela HD de 5,3 polegadas

- Processador octa-core 1.14 GHz Media Tek

- Memória interna de 16 GB

- Sistema operacional Android Marshmallow

K8

- Câmera traseira de 8 MP e frontal de 5 MP

- Tela HD de 5 polegadas

- Processador quad-core Media Tek

- Memória interna de 16 GB

- Sistema operacional Android Marshmallow

K4

- Câmera traseira de 5 MP e frontal de 2 MP

- Tela de 5,4 polegadas FWVGA

- Processador quad-core Media Tek

- Memória interna de 8 GB

- Sistema operacional Android Lollipop

O lançamento dos novos aparelhos vem em um momento de retração no mercado e consolidação de novos players, o que tem acirrado a concorrência e gerado pressões extras sobre as fabricantes. A projeção da consultoria IDC é que o mercado brasileiro de smartphones tenha fechado 2015 com uma retração de 12% nas vendas – considerando também os feature phones (celulares convencionais, mais simples), a queda total deve chegar a 26%.

A perspectiva para este ano, conforme a IDC, é de nova retração na comercialização de smartphones, de ao menos 8%. Além da crise econômica, o fim desde janeiro da desoneração fiscal dos celulares, anteriormente prevista na Lei do Bem, deve fazer os preços aumentarem até 10%, contribuindo para que o consumidor pense duas vezes antes de trocar os aparelhos ou aposte em modelos top de linha.

“De fato é uma fase de retração, que caminha também com um amadurecimento da base”, avalia a gerente geral de marketing da LG no Brasil, Bárbara Toscano. Para a executiva, o cenário reforça a estratégia da LG de trazer produtos de qualidade com preço acessível, como os aparelhos da linha K. “É uma forma de atender a esse consumidor que está mais sensível a essa situação econômica, mas que também não quer abrir mão de ter um bom celular. Nós não estamos tirando o pé (do acelerador), muito pelo contrário, vamos continuar trazendo os lançamentos globais da LG para o Brasil”, reforça.

Concorrência

As configurações e preços dos novos aparelhos da marca são similares a de outros fabricantes, principalmente no que se refere à capacidade das câmeras, memória interna e tamanho da tela. Entre os principais concorrentes da LG no segmento intermediário estão a Asus, Motorola, Lenovo e mesmo a paranaense Quantum, que têm seus principais aparelhos neste segmento – o Zenfone 2, Moto G, Vibe e Quantum GO, respectivamente.

Na campanha de marketing que chega à internet a partir desta terça (16), a LG vai apostar na câmera, processador e design dos novos aparelhos como principais diferenciais em relação aos adversários. A marca promete a “melhor experiência de selfie da categoria” no K10, por meio da câmera frontal de 8 MP e recursos como o quick selfie (captura automática da imagem por meio de um gesto da mão) e virtual flash (iluminação gerada com o flash do celular para compensar selfies tiradas em ambientes de pouca luminosidade).

Para incrementar o visual do celular, a LG trouxe o Smart Button para a linha K – o botão fica na parte de trás do dispositivo e é uma marca registrada dos aparelhos da empresa. Assim, as duas laterais, que possuem bordas suavizadas, ficam livres de botões. O K10 será vendido nas cores índigo, dourado e branco.

Parceria

Além disso, a LG firmou uma parceria com o Esporte Interativo. Quem comprar o K10 vai ganhar três meses de assinatura gratuita dos canais. Após esse período, será cobrada do usuário uma mensalidade de R$ 14,90. A promoção vai ficar ativa por um ano e contemplará até 240 mil usuários, que precisarão baixar o aplicativo do Esporte Interativo no K10 e se cadastrar no canal.

* O repórter viajou a convite da LG.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]