• Carregando...
Evento ocorre em Curitiba desde 2011: edição do ano passado reuniu mais de 2,2 mil pessoas e 40 convidados | Divulgação
Evento ocorre em Curitiba desde 2011: edição do ano passado reuniu mais de 2,2 mil pessoas e 40 convidados| Foto: Divulgação

“Bombar” nas redes sociais, conquistar muitos “retuítes” e invadir a timeline alheia com memes dos mais variados tipos e gostos deixou há tempo de ser algo restrito aos usuários que querem somente inflar o ego na internet. A distribuição de conteúdo e o (bom) relacionamento com os internautas passaram a ser atividade de trabalho para profissionais dedicados a repercutir na esfera virtual a atuação de empresas e marcas que buscam conquistar visibilidade em um espaço super concorrido.

O mercado de trabalho, atuação e oportunidades para os profissionais de mídias sociais – seja os já consolidados na profissão ou que buscam capacitação – farão parte das discussões do Curitiba Social Media (#CSM2015), evento de cultura digital que ocorre neste sábado (22) em Curitiba. Realizado desde 2011 na capital, o encontro traz debates sobre as principais tendências do mercado digital e da internet, em discussões que envolvem tecnologia, inovação, produção de conteúdo, cinema digital e fotografia.

A programação incluirá painéis e workshops específicos para os interessados em atuar como profissionais de mídias sociais, com representantes de grandes empresas de internet e que desenvolvem ações relevantes na rede, como o Pinterest, YouTube, Bradesco e Instituto Ayrton Senna. A intenção, segundo um dos curadores do evento e professor de Marketing Digital, Alexandre Inagaki, é desmistificar algumas ideias sobre a atuação na área e ajudar os interessados a trilhar o “caminho das pedras” para se destacar no mercado.

Programe-se

O Curitiba Social Media ocorrerá no Centro de Convenções de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco. Ao todo, serão 18 painéis, workshops e palestras, que se estendem durante todo o sábado, das 10h às 22h15. Serão dois espaços, no primeiro e quarto andar do Centro de Convenções.

O evento contará com a presença de nomes populares da internet brasileira, como os blogueiros Maurício Cid, do Não Salvo, e Rodrigo Fernandes, do Jacaré Banguela, além de PC Siqueira, do canal do YouTube Mas Poxa Vida, e Rodrigo Magalzão, do Porta dos Fundos.

Confira a programação no site oficial do evento.

“Há essa confusão de que basta a pessoa gostar de usar o Twitter e o Facebook para ela já estar capacitada a trabalhar com isso. Mas é preciso comer muito arroz e feijão para se qualificar. Por outro lado, há a dificuldade de que os cursos que existem no mercado ainda são relativamente novos e nenhum supre todas as necessidades”, avalia Inagaki, que atua como consultor em projetos de comunicação digital e já atendeu empresas como Bradesco, Rede Globo, Coca-Cola e Sony.

A formação dos profissionais que atuam hoje no mercado é diversa e inclui principalmente egressos de cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing. A pesquisa “O Raio-X dos profissionais de mídias sociais” divulgada em abril deste ano pela trampos.co e Alma Beta, mostrou que a idade média destes analistas no país é de 27 anos e quase metade da força de trabalho (47%) atua em agências digitais e full service.

O estudo mostra ainda que simplesmente postar nas redes sociais não basta. As principais atividades desempenhadas são redação de conteúdo, planejamento de presença em canais e análise de resultados do monitoramento.

“No final das contas, para trabalhar com redes sociais você tem que ser antes de tudo um ouvinte interessado. É preciso proatividade e interesse em se comunicar e conectar com as pessoas. E ter até noções de antropologia para entender porque as pessoas compartilham certos conteúdos. Sem contar que monitoramento de redes sociais também mexe com estatísticas”, resume Alexandre.

Ingressos

Os ingressos para o #CSM2015 custam a partir de R$ 36 para estudantes, blogueiros e profissionais de comunicação, marketing, publicidade e jornalismo – o valor inteiro é de R$ 66. A compra pode ser feita pelo site Disk Ingressos.

A abertura e credenciamento ocorre a partir das 9h do sábado (dia 22).

Pesquisa

Durante o #CSM2015, também será divulgada uma pesquisa inédita com o mapeamento dos profissionais que trabalham com mídias sociais no Paraná, realizada pela Loumar Turismo e IguWeb. O levantamento mostra, por exemplo, que 36% são oriundos de Publicidade e Propaganda e 28% vêm do Jornalismo – outras formações, como Relações Públicas e Design Gráfico, também são comuns.

“Um profissional de social media tem que ser um alguém que circule por todas as áreas de comunicação. Um post em uma rede social, por exemplo, envolve, design, texto e percepção de público. É preciso que esse profissional saiba preparar um conteúdo interessante, com um design legal e que converse com o seu público”, afirma o gerente de comunicação da Loumar, Garon Piceli.

Confira alguns dos painéis que falarão sobre empreendedorismo na internet e a profissão de social media:

Espaço MIX (primeiro andar)

1. Como blogs de moda devem se reinventar para não saírem da moda?: 13h – 14h

Participantes:

– Débora Alcântara (Tudo Orna)

– Janaína Isabel (Jana Make-up)

– Sabrina Olivetti (Coisas de diva)

– Juliana Muncinelli (@Juzao)

2. Desafios, riscos e oportunidades para marcas e empresas na era digital: 14h10 – 15h10

Participantes:

– Moderador: Leandro Karam (Milk Films)

– Bianca Senna (Instituto Ayrton Senna)

– Marcelo Salgado (Bradesco)

– Márcio Marinho (Digital na Riot, com foco em Renault do Brasil)

3. Como transformei meu canal do YouTube em minha carreira profissional: 15h45 – 16h45

Participantes:

– PC Siqueira (Mas Poxa Vida e Rolê Gourmet)

– Ricardo Piologo (Irmãos Piologo)

– Rodrigo Piologo (Irmãos Piologo)

– Rodrigo Magalzão (Porta dos Fundos)

– Fabio Utumi (iq)

4. Lucas Rangel – Empreendendo com mídias sociais (ou: como minha vida mudou graças a 6 segundos, mais de 1 milhão de amigos e 12 segredos para fazer sucesso no Vine): 16h50 – 17h45

5. Como os youtubers se tornaram os popstars da geração de hoje (18h40 – 19h40)

Participantes:

– Tavião Albuquerque (Youtube Space)

– Kaio Oliveira (Xafurdaria)

– João Paulo Araújo Fontes (Meu Mundo Minha Vida)

– Cauê Moura (Desce a letra)

– Danielle Noce (I could Kil For Dessert)

Espaço social (quarto andar)

1. Mudar de carreira e empreender online: 13h15 – 14h

Palestrante: Bia Kunze

2. Quero ser Social Media… como faço?: 14h10 – 14h50

Professor: Ney Queiroz de Azevedo

3. Como organizar seu trabalho em mídias sociais com o Hootsuite: 15h – 16h

Palestrante: Anna Hilbert

4. O perfil do profissional de social media do Paraná: 17h30 – 18h15

Participantes:

– Garon Piceli

– Rafael Guimarães

5. Evolução dos blogs: 18h30 – 19h30

Participantes:

– Cassio Ferreira (Busão Curitiba)

– Ricardo Ickert (Busão Curitiba)

– Diego Souza (O Macho Alpha)

– Raphael Mendes (Bobagento)

– João Frigério (Plantão 190)

– Wagner Pereira (@SignosFodas)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]