• Carregando...
Bento Gonçalves promove o primeiro Festival de Balonismo da Serra Gaúcha, mas a cidade tem outras atrações turísticas que valem a visita.
Bento Gonçalves promove o primeiro Festival de Balonismo da Serra Gaúcha, mas a cidade tem outras atrações turísticas que valem a visita.| Foto: Rodrigo Parisotto/DIVULGAÇÃO

Começa na próxima quinta-feira (12) e vai até domingo o primeiro Festival de Balonismo da Serra Gaúcha. A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, quer reunir 10 mil pessoas no evento inédito, que vai contar com a participação de pilotos de vários estados. O evento vai até domingo (15).

Dez balões vão integrar o evento e colorir o céu da cidade. Estão previstos voos competitivos e shows musicais, além do Night Glow – espetáculo noturno em que os balões são iluminados e ficam presos por cordas flutuando a alguns metros de altura do chão. O Festival de Balonismo será realizado em parceria com a Federação Gaúcha de Balonismo.

Para o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto o evento “é uma inovação que consolida Bento Gonçalves como destino turístico, movimentando a economia em um período de baixa temporada”.

Os competidores vão participar do festival até domingo (15) sobrevoando a cidade de Bento Gonçalves. Foto: Rodrigo
Os competidores vão participar do festival até domingo (15) sobrevoando a cidade de Bento Gonçalves. Foto: Rodrigo

Esse é o primeiro festival da cidade, mas não o único que acontece no Rio Grande do Sul. Há 30 anos, a cidade de Torres sedia um festival de balonismo que é considerado o maior da América Latina. Inclusive coloca Torres como a capital brasileira do balonismo.

O que fazer em Bento Gonçalves

Quem for conferir o Festival de Balonismo da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, tem outras atrações para conhecer. A cidade tem alto potencial turístico. No ano passado mais de 1,5 milhão de pessoas passaram pela cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo.

Portal da cidade em forma de pipa. Foto:  Rodrigo Parisotto
Portal da cidade em forma de pipa. Foto: Rodrigo Parisotto

A cidade, conhecida como 'Capital Brasileira do Vinho', fica no alto da Serra Gaúcha, a 124 quilômetros de Porto Alegre. Integra o Vale dos Vinhedos, o principal destino enoturístico do Brasil. A região ocupa uma área de 72,45 quilômetros quadrados entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e integra o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 29 de junho de 2012.

Além do Vale dos Vinhedos, vale a pena conhecer o Vale do Rio das Antas e a Rota Cantinas Históricas. Na cidade não deixe de conhecer o Pórtico Pipa, o portal em forma de pipa, que é cartão-postal da cidade. a Via del Vino e o Chafariz de Vinho La Fontana (não, o chafariz não jorra vinho de verdade, mas sim água da cor do vinho, o que já rende boas fotos e brincadeiras); a Igreja Cristo Rei e a Ponte dos Arcos, sobre o Rio das Antas.

Ponte dos Arcos. Foto: Wikimedia Commons
Ponte dos Arcos. Foto: Wikimedia Commons

Como chegar

Para quem vai de carro, a partir de Gramado são 120 km; 1032 km a partir de São Paulo e 618 km a partir de Curitiba.

Serviço:

Festival de Balonismo da Serra Gaúcha: os ingressos custam R$ 15,00 por dia (menores de 12 anos não pagam). Mais informações: turismo@bentogoncalves.rs.gov.br ou (54) 3055-7130.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]