• Carregando...
Santuário Nacional de Aparecida, segunda maior basílica do mundo, espera receber  340 mil fiéis até o dia 12 de outubro.
Santuário Nacional de Aparecida, segunda maior basílica do mundo, espera receber 340 mil fiéis até o dia 12 de outubro.| Foto: Divulgação

Todos os meses, centenas de turistas passam pelo Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, mas outubro é diferente , já que o local se prepara para receber milhares de turistas para as festividades em louvor à Nossa Senhora Aparecida

Este ano, o santuário espera receber 340 mil fiéis, que devem passar pela segunda maior basílica do mundo até o próximo dia 12 de outubro.

“A expectativa para a participação nas comemorações é sempre muito positiva. Sobretudo nos últimos anos, temos visto um crescimento muito grande de participação de romeiros na Festa de Aparecida. Isso, para todos nós, é motivo de grande alegria e entusiasmo, até porque a acolhida e a evangelização são dois pilares fundamentais do nosso Santuário”, explica o reitor da Basílica Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Só no dia da Padroeira, 12 de outubro, são aguardados 170 mil peregrinos. O número corresponde ao total esperado para o período da Novena, que acontece até o dia 11. No fim de semana de comemorações, 12 e 13 de outubro, a expectativa é de que 235 mil devotos visitem a “Capital Mariana da Fé”.

 O Santuário Nacional de Aparecida é o destino religioso que mais acolhe pessoas nas Américas, reunindo mais de 12 milhões de devotos a cada ano.  Foto: Divulgação.
O Santuário Nacional de Aparecida é o destino religioso que mais acolhe pessoas nas Américas, reunindo mais de 12 milhões de devotos a cada ano. Foto: Divulgação.

Parte deste número chega ao Santuário a pé, percorrendo diversas rotas criadas para este tipo de manifestação. Para a acolhida destes peregrinos, desde segunda-feira (7), foi montada uma tenda que oferece serviços de massagem, fisioterapia e serviços de saúde. O atendimento, realizado por profissionais voluntários, é direcionado aos devotos que chegam a pé ou de bicicleta ao Santuário.

Um esquema especial também é preparado para as cerimônias no interior da Basílica. Durante as celebrações da novena e das missas, o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida auxilia na oração dos fiéis com a execução de músicas sacras.

 O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, fica na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, fica na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo

Além da Orquestra oficial, a Orquestra mirim do PEMSA também se prepara para as comemorações. Pela primeira vez, eles vão executar as canções da Missa das Crianças, às 7h do dia 12 de outubro. Desde o início do mês de setembro, 267 músicos, entre instrumentistas e cantores, ensaiam três vezes por semana para a celebração. Até o dia da celebração serão 90 horas de ensaio.

Outra equipe que que se prepara há bastante tempo são os voluntários da Coreografia. Ao todo, 600 pessoas vão participar de momentos importantes dentro das celebrações, como a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e da Bíblia, da procissão dos alimentos e da oferta de flores. Eles atuam nas novenas da tarde e da noite e nas celebrações do dia 12 de outubro.

Turismo religioso

O Santuário Nacional de Aparecida é o destino religioso que mais acolhe pessoas nas Américas, reunindo mais de 12 milhões de devotos a cada ano. Sãos duas basílicas, além de espaços complementares de acolhida ao devoto, como a Cidade do Romeiro, Morro do Cruzeiro, Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu. Cada local com regras próprias que visam manter a boa organização e a melhor acolhida ao devoto de Nossa Senhora Aparecida.

No santuário, há vários espaços para visita, como a sala que reúne objetos de devoção. Foto: Divulgação
No santuário, há vários espaços para visita, como a sala que reúne objetos de devoção. Foto: Divulgação

Como visitar

O Santuário Nacional orienta os guias, agências e operadores de turismo a se atentarem para os detalhes que delimitam suas ações em atividade como visitas guiadas . Todas as orientações estão no site.

As visitas guiadas no interior do Santuário Nacional (Basílica Nova) acontecem de segunda a sexta-feira, em horários fixos ( 8h às 9h; 13h às 14h e 17h às 18h).

As visitas guiadas no lado externo do Santuário Nacional (Basílica Nova) podem ocorrer diariamente, com tempo de duração livre entre 8h e 18h.

Para solicitar autorização para as visitas guiadas no interior do Santuário Nacional (Basílica Nova), o credenciamento deve ser realizado no Quiosque da Cúpula/Museu, localizado na Marquise de acesso ao Centro de Apoio ao Romeiro. Solicitações prévias podem ser encaminhadas pelo e-mail museunsa@santuarionacional.com, ou pelo telefone (12) 3104-1103.

Grupos com no mínimo 5 e no máximo 60 pessoas, podem agendar visitas guiadas com monitores próprios do Santuário Nacional, com taxa de R$ 15,00 por pessoa.

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, fica na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]