• Carregando...
aeroporto-congonhas
Certificado deixa de ser emitido no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir de 1 de outubro de 2019, mas é exigido para diversos países e alguns estados do Brasil.| Foto: AFP PHOTO / Miguel Schincario

A partir desta terça-feira (1º. de outubro), a Anvisa vai deixar de emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O certificado poderá ser emitido via web e impresso diretamente pelo viajante.

Para a emissão do certificado online, o viajante deve acessar o Portal de Serviços do Governo Federal. O prazo para envio do CIVP ao viajante é de até 10 dias úteis. Caso haja necessidade de emissão do documento em menos de 10 dias, o passageiro poderá obter o CIVP no Aeroporto Internacional de Guarulhos ou nas unidades credenciadas para emissão presencial.

O atendimento no Aeroporto Internacional de Guarulhos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

O que é o CIVP e quais países exigem

Diversos países do mundo exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), fornecido pela Anvisa para permitir a entrada em seu território. O documento comprova se o viajante fez todas as vacinações necessárias, conforme definido na listagem publicada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 As unidades da Anvisa somente emitem o certificado e não realizam a vacinação e é preciso estar com o CIVP em dia para viajar para vários países, além de alguns estados brasileiros. Foto: Divulgação.
As unidades da Anvisa somente emitem o certificado e não realizam a vacinação e é preciso estar com o CIVP em dia para viajar para vários países, além de alguns estados brasileiros. Foto: Divulgação.| Joel Rocha / Arquivo prefeitura de Curitiba

A vacina contra a febre amarela, por exemplo, é uma exigência indispensável para quem pretende viajar para vários países no exterior. Além disso, a vacina é recomendada para aqueles que viajam a algumas áreas do Brasil.

Então, antes de viajar, verifique se o país para o qual está indo exige ou não o certificado. Confira aqui lista completa de países que exigem o CIVP.

Quem precisa do certificado?

Somente pessoas que estão viajando para países que pedem a comprovação da vacina é que precisam do certificado emitido pela Anvisa.

Verifique a conexão

Preste atenção também nas conexões. Se no trajeto da viagem houver conexões em países que fazem a exigência do documento, é recomendado obter o CIVP, mesmo que o destinatário fique apenas dentro do aeroporto.

Como obter o CIVP?

A emissão do CIVP é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa. Os postos não aplicam a vacina, apenas emitem o certificado.

Para isso, basta o interessado comparecer às unidades emissoras localizadas em alguns portos, aeroportos e fronteiras. Também há unidades públicas e privadas credenciadas para emissão do certificado.

É preciso apresentar o cartão nacional de vacinação que o viajante recebeu no posto de saúde onde tomou a vacina, além de um documento de identificação oficial válido, com foto. É recomendável apresentar um documento de identificação com validade prolongada, como a carteira de identidade ou passaporte, visto que o número do documento apresentado será incluído no CIVP.

Validade

O CIVP pode ser emitido no mesmo dia em que a vacina contra a febre amarela for aplicada, porém, no campo de validade do certificado, serão contados dez dias a partir da data de aplicação da vacina. Portanto, o CIVP só é considerado válido após esse prazo. Assim, é fundamental que o interessado não deixe para se vacinar na última hora. Quem já foi vacinado pelo menos uma vez na vida contra a febre amarela não precisa mais tomar a vacina.

A Anvisa aplica a vacina?

As unidades da Anvisa somente emitem o certificado e não realizam a vacinação. Toda a vacinação contra a febre amarela é realizada na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos serviços privados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]