• Carregando...
O Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 225.588 pessoas contra 213.701 visitantes do mesmo período do ano passado.
O Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 225.588 pessoas contra 213.701 visitantes do mesmo período do ano passado.| Foto: Divulgação

Foz do Iguaçu é um dos destinos brasileiros mais beneficiados pela isenção do visto, adotada no dia 17 de junho pelo Governo Federal. A medida já refletiu no movimento de turistas vindo dos países beneficiados (Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão).

De acordo com o balanço do Parque Nacional , nos sete primeiros meses do ano, o número de norte-americanos cresceu 47%. De janeiro a julho deste ano, 26.599 visitantes dos Estados Unidos passaram pelas Cataratas do Iguaçu, enquanto que no mesmo período do ano passado 18.104 estiveram no atrativo.

O Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 225.588 pessoas contra 213.701 visitantes do mesmo período do ano passado.

Com isso, o parque registrou crescimento de 6% na visitação turística. O movimento em alta no mês de férias escolares propiciou que a unidade superasse a marca de 1 milhão de visitantes. De janeiro a julho, 1.127.615 pessoas visitaram uma das 7 Maravilhas da Natureza.

"O turismo regional e internacional, especialmente daqueles países com isenção de visto, como é o caso dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá, mais países andinos e europeus, China e Coréia, é que estão com forte crescimento", destacou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Lideram o ranking de países que visitam a cidade:  Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Peru, Coreia do Sul, China e Uruguai.

Em alta

O Canadá mantém um forte ritmo de crescimento com 47%; seguido do Uruguai, 36%; Peru, 31%; Chile, com 27%; Israel, com 27%; Espanha, 25%; Coréia do Sul, 25%; França, 22%; Inglaterra, 21%; e China, com 8%.

Os bolivianos continuam a incluir Foz do Iguaçu no roteiro de viagens neste ano. De acordo com o PNI, nos sete meses deste ano, houve um crescimento de 39% na visitação de turistas deste país. O número deve crescer ainda mais com o início do voo entre Foz e Santa Cruz de La Sierra, em dezembro, pela operadora Amaszonas.

Além das Cataratas

Quem vai para Foz do Iguaçu tem sempre em mente conhecer as Cataratas do Iguaçu. Não por acaso. Uma das sete maravilhas da natureza fica no Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Mas há muito mais o que fazer na cidade e na região. Prepare um tempinho a mais para conhecer as atrações que a cidade oferece. Veja dicas de passeio:

Parque das Aves

Parque das Aves. Foto:  Martin Duarchardson /reprodução Facebook parque das Aves
Parque das Aves. Foto: Martin Duarchardson /reprodução Facebook parque das Aves

Localizado ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves é um passeio indicado para toda família. Abriga o maior viveiro de voo livre de araras do mundo. O espaço conta hoje com mais de 150 aves, sendo que 90 são araras. É um dos principais pontos do passeio, mas o Parque das Aves tem outras áreas para conhecer, como o Viveiro Aves de Rios e Mangues, o Viveiro Pequenos Marrons e o Borboletário, por exemplo. O passeio pelo parque é feito a pé, por uma trilha de 1,4 mil metros.

Em todo o trajeto, mais de 1000 aves podem ser observadas. São 130 espécies, a maioria da Mata Atlântica. Ao final da trilha, o visitante pode ficar próximo a diversas araras no Encontro com as Araras, e tirar foto com o próprio equipamento, sem custos. O passeio dura aproximadamente duas horas.

O Parque das Aves fica na Rodovia das Cataratas Km 17,1, próximo a entrada do Parque Nacional. Abre todos os dias do ano, das 8h30 às 17h. Informações: (45) 3529-8282.

Museu de Cera Dreamland

A estátua de cera de Michael Jackson é uma das atrações do Museu Dreamland. Foto: Divulgação
A estátua de cera de Michael Jackson é uma das atrações do Museu Dreamland. Foto: Divulgação

Sim. Tem museu de cera em Foz do Iguaçu. Trata-se do maior do gênero do país, com um acervo de 70 estátuas em tamanho real que ficam dispostas em 16 cenários diferentes. Entre as obras, estão estátuas dos papas João Paulo II e Francisco, Homem Aranha, Madonna, Charlie Chaplin, Neymar Jr., Jack Sparrow, entre outros personagens.

O Museu Dreamland faz parte do completo turístico denominado Park Show, que inclui outras atrações. A vantagem é que a entrada também fica próximo ao Parque Nacional do Iguaçu e é possível conhecer várias locais em um mesmo endereço, sem deslocamento. O valor da entrada para cada atração é diferenciado e é possível comprar um combo para conhecer todas as atrações.

O Museu de Cera fica na BR 469 – Rodovia das Cataratas, 8.100. Abre todos os dias, das 8h às 19 horas. Mais informações pelo telefone (45) 3527 -8100.

Templo Budista

Que tal conhecer uma réplica do Buda Mi La Pu-San, o famoso Buda sentado? A estátua de sete metros de altura fica no Templo Budista, uma atração perfeita para quem quer dedicar um tempo à contemplação e à meditação e ainda aproveitar uma vista incrível. Como fica em uma parte alta de Foz do Iguaçu, dá para ter uma visão do centro da cidade e da Ciudad del Este, no Paraguai.

O templo foi construído em 1996 e abriga cerca de 120 estátuas budistas, cada um com um significado, como os Bodhisattvas (destinados a iluminar) e um jardim com mais de 100 estátuas alinhadas em direção ao pôr do sol. Para as visitas é recomendado o uso de roupas confortáveis, pois o passeio dura em média uma hora. Além disso, é preciso fazer silêncio, pois o local é reservado para meditação.

O templo budista fica na rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim Califórnia, tem entrada franca e abre de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. Entrada franca.

Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras: Foto: Marcos Labanca /divulgação
Marco das Três Fronteiras: Foto: Marcos Labanca /divulgação

O Complexo Turístico Marco das Américas, integrado pelo Marco das Três Fronteiras e, futuramente, pelo Espaço das Américas é um dos principais pontos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, onde encontram-se os rios Iguaçu e Paraná. A partir do Marco das Três Fronteiras Brasileiro é possível observar outros dois marcos, um em Ciudad del Este e outro em Puerto Iguazú, e são caracterizados com as cores da bandeira de cada país.

O projeto Marco das Américas celebra a convergência entre diferentes culturas e povos, através de uma homenagem ao advento das Missões Jesuíticas nas Américas, fato histórico essencial para a compreensão do arranjo sócio-político-geográfico das províncias do sul do continente e do lançamento dos alicerces da sociedade latino-americana.

O local tem infraestrutura básica integrada à natureza, com estacionamento, centro de visitantes, loja de lembranças, restaurante Cabeza de Vaca, além de serviços de atendimento ao público.

Rua Marco das Três Fronteiras, s/n - Jardim Três Fronteiras, Foz do Iguaçu. A atração funciona todos os dias das 10h30 às 20h

Skydivefoz

Saltar de parquedas em Foz: experiência única. Foto: Divulgação
Saltar de parquedas em Foz: experiência única. Foto: Divulgação

A escola de paraquedismo de Foz do Iguaçu promove saltos duplos em um cenário encantador: a Hidrelétrica de Itaipu, a tríplice fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina – e ainda o lago de Itaipu. A prática é feita com o avião Pilatus Porter PC-6, de fabricação suíça. Modelo único no Brasil. A Skydivefoz também conta com um Cesna 180.

A escola conta com estrutura completa para receber atletas ou aqueles que querem viver a emoção de um salto duplo e seus acompanhantes. No local há uma lanchonete, ambiente climatizado para espera do salto, área para acompanhar os pousos e espaço para assistir aos vídeos de paraquedismo.

A Skydivefoz funciona durante todo o ano, todos os dias, das 8 da manhã até o pôr do sol. Fica na Rua Angela Aparecida Andrade, S/N, a 4 Km da Itaipu. Informações pelos telefones 45 3027-5070 e pelo e-mail contato@skydivefoz.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]