• Carregando...
Parque Histórico de Carambeí reproduz uma vila holandesa e faz uma homenagem aos imigrantes.
Parque Histórico de Carambeí reproduz uma vila holandesa e faz uma homenagem aos imigrantes.| Foto: Parque Histórico Carambeí/Reprodução Facebook

Você já ouviu falar em museu a céu aberto? Pois se você está no Paraná, saiba que é neste estado que fica o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o Parque Histórico de Carambeí. Localizado nos Campos Gerais, entre Castro e Ponta Grossa, o museu fica a 140 km de Curitiba, tem mais de 100 mil metros quadrados e se destaca por preservar e difundir a memória dos imigrantes holandeses que chegaram à cidade paranaense no século passado.

O principal objetivo do museu é proporcionar uma imersão cultural e sensorial aos visitantes, com espaços que mostram o estilo de vida dos colonos do início do século XX, como a Vila Histórica que reproduz a cidade entre 1930 e 1950. O Parque das Águas, uma reprodução de um parque ambiental holandês, jardins, a Casa de Memória, anfiteatro e um restaurante com comidas típicas também são atrações do local.

A Vila Histórica reproduz a cidade entre 1930 e 1950, com a chegada dos imigrantes holandeses. Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook
A Vila Histórica reproduz a cidade entre 1930 e 1950, com a chegada dos imigrantes holandeses. Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook

Entrar ali é uma viagem no tempo e, para quem quer consultar o acervo, há várias documentações histórica que podem ser acessadas pelo público, mas a natureza do museu é a imersão aos povos holandeses que chegaram ao país.

O acervo do Parque Histórico de Carambeí foi formado ao longo do tempo por doações da comunidade de imigrantes. O resultado é a reprodução fidedigna de uma comunidade holandesa, com itens de natureza variada, como utensílios domésticos, móveis, fragmentos, fotografias, livros e ferramentas que mostram o processo de imigração.

O parque fica em uma área de 100 metros quadrados. Foto:  Parque Histórico de Carambeí/divulgação
O parque fica em uma área de 100 metros quadrados. Foto: Parque Histórico de Carambeí/divulgação

História a céu aberto

O Brasil conta com mais de três mil museus em seu território, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Museus. Fugindo dos mais convencionais - um espaço físico fechado com obras de diversos estilos - existem os museus a céu aberto, uma opção para sair do comum e aliar arte e natureza.

 O principal objetivo do museu é proporcionar uma imersão cultural<strong> </strong>e sensorial aos visitantes, com espaços que mostram o estilo de vida dos colonos do início do século XX . Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook
O principal objetivo do museu é proporcionar uma imersão cultural e sensorial aos visitantes, com espaços que mostram o estilo de vida dos colonos do início do século XX . Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook

Embora o Inhotim, em Minas Gerais, seja o mais conhecido dos turistas, há outros locais que também valem a visita, como o de Carambeí, um dos maiores museus a céu aberto do país.

O Parque Histórico de Carambeí começou a funcionar em 2001, quando foi inaugurada a Casa da Memória, para comemorar os 90 anos de imigração holandesa na cidade. Em 2011 foram anexados a Vila Histórica e o Parque das Águas. A primeira é uma reprodução da colônia holandesa do local entre 1911 e 1950. O segundo é inspirado em parques existentes na Holanda.

As construções reproduzem a arquitetura holandesa.  Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook
As construções reproduzem a arquitetura holandesa. Foto: Parque Histórico de Carambeí/Reprodução Facebook

Repleto de cenários que reproduzem a vida dos colonos holandeses, o parque também tem um memorial às outras etnias que povoaram o local ao longo das décadas. Portugueses, italianos, alemães, poloneses e indonésios estão representados ali. Há uma reprodução da primeira escola, que era usada para dar aulas durante a semana e servia de igreja nos fins de semana.

Também fazem parte do complexo o Museu do Trator, um restaurante e uma loja de souvenirs que vende artesanato local e porcelana importada diretamente da Holanda.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí fica na Avenida dos Pioneiros, 4050 , Carambeí

Abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. O ingresso para visitar o museu é R$20,00. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade têm direito a meia entrada, que equivale a R$10,00.

Grupos deverão ser marcados com antecedência pelo e-mail agendamento@aphc.com.br, ou telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Como chegar

Instruções De Curitiba a Ponta Grossa

  1. Ir pela BR 277 sentido Curitiba – Ponta Grossa;
  2. Seguir pela BR 277 passando pelo Município de Campo Largo;
  3. Pegar a BR 376;
  4. Passar o 1º pedágio;
  5. Passar o 2º pedágio;
  6. Passando o Município de Ponta Grossa, seguir as placas sentido Norte do Paraná;
  7. Pela PR 151, seguir sentido Carambeí/Castro;
  8. Entrando no Município de Carambeí fazendo conversão a direita e passando por debaixo da rodovia.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]