• Carregando...
Represa do Chavantes e Rio Paranapanema dividem a cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, com o estado de São Paulo.
Represa do Chavantes e Rio Paranapanema dividem a cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, com o estado de São Paulo.| Foto: Prefeitura de Ribeirão Claro/divulgação

O Paraná tem pequenos (e grandes) paraísos ainda pouco conhecidos, mas que despertam suspiros nos amantes das belas paisagens. Um exemplo é o Morro do Gavião que reserva uma vista deslumbrante para quem se aventura em suas trilhas ou até em esportes radicais, como rapel. A formação rochosa peculiar fica numa propriedade privada, a Fazenda São João, no bairro Limeira, a apenas 8 km de Ribeirão Claro.

A cidade é vizinha de Chavantes, no Estado de São Paulo e a divisória natural das cidades proporciona a vista especular. Trata-se do Rio Paranapanema, que aos poucos vem sendo explorado pelo turismo, com pousadas e estabelecimentos em seu entorno que oferecem desde esportes náuticos a aventuras radicais e passeios para conhecer a bela região.

O Morro do Gavião convida a esportes radicais e a uma vista deslumbrante. Foto: Prefeitura de Ribeirão Claro/divulgação
O Morro do Gavião convida a esportes radicais e a uma vista deslumbrante. Foto: Prefeitura de Ribeirão Claro/divulgação

Uma desses estabelecimentos é a Fazenda São João, que dá acesso ao Morro do Gavião por meio de uma trilha de pouca dificuldade. Em um caminho de menos de um quilômetro, é possível subir até o morro e ver uma paisagem ímpar proporcionada pelas águas do rio, pequenas ilhas e outras formações rochosas peculiares.

A casa centenária da Fazenda São João deu espaço a um restaurante que atende os visitantes que querem subir o Morro do Gavião e passar o dia. Foto:  Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Claro
A casa centenária da Fazenda São João deu espaço a um restaurante que atende os visitantes que querem subir o Morro do Gavião e passar o dia. Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Claro

Até pouco tempo atrás, o acesso era gratuito, mas atualmente, a Fazenda São João cobra uma tarifa de R$ 3 por pessoa para percorrer a trilha até o morro. Para quem não quer caminhar muito, é possível estacionar o carro bem próximo ao início da trilha. Até o topo do morro, a caminhada dura menos de meia hora. Também há um restaurante, localizado na antiga sede da fazenda, em uma casa centenária.

Trilha para chegar ao Morro do Gavião. Foto: Reprodução Facebook Morro do Gavião/Yael Picolo Alves Ampessan
Trilha para chegar ao Morro do Gavião. Foto: Reprodução Facebook Morro do Gavião/Yael Picolo Alves Ampessan

A recompensa para quem sobre o morro é a bela vista, mas nem de longe encerra as atrações de Ribeirão Claro. As águas claras e cristalinas da Represa Chavantes ainda reservam surpresas e cada pousada ou resort da região oferece um atrativo especial às margens da represa.

No alto do Morro, a vista impressiona.  Reprodução Facebook Morro do Gavião/Yael Picolo Alves Ampessan
No alto do Morro, a vista impressiona. Reprodução Facebook Morro do Gavião/Yael Picolo Alves Ampessan

Tem até mesmo uma “prainha” pública para quem quer aproveitar as águas mansas e também fazer um churrasco nos quiosques e até acampar no Camping Balneário Cachoeira. A Prefeitura de Ribeirão Claro reúne os melhores roteiros que podem ser feitos na cidade.

Confira outras atrações em Ribeirão Claro

Recanto da Cascata

Fica no bairro Limeira, a seis km de Ribeirão Claro. São duas quedas d'água com aproximadamente 60 m de altura que deságuam diretamente na Represa Chavantes. O Recanto da Cascata tem lanchonete e sanitários. Local próprio para banhos e esportes náuticos. Informações Tel. (43) 3536-1599.

Cascata Véu da Noiva

Com quatro quedas d'água (a maior tem 30 m de altura) que se precipitam em forma de véu formando uma exuberante paisagem. Tem área de estacionamento e local próprio para esportes radicais. Localiza-se a 11 km da sede do município pela Rodovia Ribeirão Claro/Chavantes - SP.

Cascata do Ruvina
Aventuras radicais na cascata são organizadas pela Pousada Ruvina. Foto:Reprodução Facebook Pousada Ruvina
Aventuras radicais na cascata são organizadas pela Pousada Ruvina. Foto:Reprodução Facebook Pousada Ruvina

Com aproximadamente 200 m de altura e várias quedas d'água é ideal para passeios no meio da mata e banho de cascata. Fica no bairro do Ruvina a 14 km da sede do município

Cascata do Gummy

Com uma queda de 33 m de altura que deságua diretamente na Represa Chavantes, tem local próprio para banho. Fica no bairro da Limeira a 5 km da sede do município.

Gruta da Água Virtuosa

Com um salão esculpido em rocha natural de aproximadamente 400 m² e uma caverna, a água gelada e límpida abastece o Patrimônio São Sebastião. O acesso à gruta é feito através de trilha. Fica no Barro Preto a 7 km da sede do município.

Ponte Pênsil Alves Lima
 Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Tombada pelo Patrimônio Histórico, tem uma extensão de 164 m. Fica a 13 km da cidade, sobre o rio Paranapanema, ligando o município de Ribeirão Claro a Chavantes (SP).

Camping Balneário Cachoeira

Localizado no Distrito da Cachoeira, às margens da Represa Chavantes, o acesso é pela rodovia PR-151, a 12 km do município. É um dos pontos turísticos mais procurados da região por suas belezas naturais e excelente qualidade da água. Tem praia artificial, área de camping, quiosques, churrasqueiras, banheiros, lanchonete e restaurante. Oferece também, passeios de barcos e pedalinhos. Rua Francisco Palaria, 75 Distrito da Cachoeira. Informações: (43) 3536-1417 . (Atualmente está fechado para reforma, então é importante entrar em contato com antecedência antes de desembarcar por lá).

Como chegar:

Ribeirão Claro fica a 415 km de Curitiba e 411 km de São Paulo. O acesso é pelas BR 153 e BR 369 e PR 431 e 151.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]