• Carregando...
O Programa Plug, da RPC, completa 15 anos mostrando mais de 100 cidades com potencial turístico no Paraná.
O Programa Plug, da RPC, completa 15 anos mostrando mais de 100 cidades com potencial turístico no Paraná.| Foto: Arquivo Pessoal

Quando se fala em turismo no Paraná, logo se pensa nas Cataratas do Iguaçu, na Serra do Mar ou na Ilha do Mel. Mas, olhando de perto, toda cidade tem algum atrativo, algum tesouro escondido – muitas vezes, desconhecido dos próprios moradores. E é aí que Michelly Correa, apresentadora do programa Plug, da RPC, entra em ação. Todo sábado ela revela um pouco de cada cidade paranaense, suas tradições, histórias e personagens curiosos.

O Plug completou 15 anos na grade da RPC neste mês, mas a proposta de focar em um município por mês começou em 2014, quando o programa foi transferido do horário matutino para o início da tarde, após o Jornal Hoje.

Michelly Correa já visitou mais de 100 cidades do Paraná: potencial turístico ainda desconhecido. Foto: Arquivo pessoal
Michelly Correa já visitou mais de 100 cidades do Paraná: potencial turístico ainda desconhecido. Foto: Arquivo pessoal

O público adorou, e a interação com o programa nas redes sociais é uma das maiores da emissora. “No início foi difícil, a gente chegar com a equipe de filmagem nas cidades pequenas, muita gente achava que estávamos lá para mostrar buraco na rua. Eu tinha que explicar que era para mostrar as coisas boas da cidade. Agora o pessoal já está acostumado, já sabe como funciona, e querem muito contar como a cidade que vivem é bonita”, conta Michelly.

O Plug, que nas suas origens era voltado ao público jovem, agora é uma vitrine do Paraná. “Funciona como um resgate da autoestima do paranaense. Uma oportunidade para se mostrar como é a cidade em que vive, do amor e da escolha de ficar lá. As pessoas querem mostrar isso. Mas é um exercício, essa busca pelo lado bom da cidade”, observa a apresentadora. Em março de 2017, Michelly recebeu o troféu de profissional do ano na categoria Divulgação Turística do Prêmio Panorama do Turismo.

Michelly já visitou 108 cidades paranaenses. O público manda muitos pedidos de visita e sugestões, mas ela tenta definir roteiros que fujam do lugar-comum. “Temos uma produção fortíssima de cerveja, de vinhos e muitos passeios a cavalo. Mas não dá para mostrar isso a todo momento. Também tento evitar roteiros semelhantes, como cachoeiras, ou trilhas de bicicleta em programas seguidos”, conta. Mas, no geral, ela consegue mostrar as tradições e costumes de cada lugar de um jeito muito peculiar. Em cada programa, há uma receita tradicional da cidade.

Espontaneidade da apresentadora ajuda a descobrir atrações inusitadas na cidade. Foto: Arquivo pessoal
Espontaneidade da apresentadora ajuda a descobrir atrações inusitadas na cidade. Foto: Arquivo pessoal

Segundo Norberto Oda, coordenador do núcleo de programas semanais da RPC, o perfil da apresentadora cativou as pessoas no estado todo. “Ela é muito espontânea, e isso ajuda a descobrir coisas que às vezes nem os moradores sabem. Ela insiste, liga, e mesmo que falem que a cidade é muito pequena, que não tem nada para mostrar, ela busca outras fontes, conversa com as pessoas para descobrir os passeios que fazem, como passam o tempo”, relata.

Mesmo mostrando a realidade de pequenos municípios, a audiência é boa, inclusive na capital, conta Oda. “A gente pode até imaginar que mostrar um programa sobre um lugar pequeno não vai ter apelo, mas agrada muito, chegam muitas mensagens. Acho que gostam de ver o estado sendo valorizado, de ver pessoas que fazem diferença na comunidade, conhecer cantinhos desconhecidos, fora dos guias turísticos”, avalia.

A intenção de visitar os 399 municípios existe, apesar de haver alguns obstáculos a superar, como orçamento, organização de equipes e o próprio roteiro. “A vontade existe. Temos de 54 a 56 programas por ano, dependendo da grade da emissora. Para fechar tudo, é preciso alguns anos. Mas vamos tentar ir a todas as cidades, pelo menos uma visita em cada uma”, acrescenta Oda.

Regiões turísticas

No Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, o Paraná aparece com 217 municípios, inseridos em 14 regiões turísticas (Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Entre Matas, Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu).

O documento define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo governo federal. Entre os critérios para participar do mapa estão: dotação orçamentária específica para promover o turismo local e um conselho municipal ativo na área.

Mas, como o Plug vem mostrando há anos, mesmo municípios que não têm o setor turístico estruturado apresentam atrativos. Entre as cidades já visitadas pelo programa e que não estão listadas nas regiões turísticas oficiais estão: Califórnia, Iguatu, Ourizona, Paranacity, Uniflor, Piên, Campina do Simão e Rio Branco do Sul, para citar apenas algumas. A apresentadora Michelly Correa tem planos de percorrer outros cantinhos fora dos guias turísticos – que só são anunciados após confirmadas as gravações.

“Outro dia eu estava garimpando sobre uma cidade no Norte Pioneiro. Achei um vídeo de uma carioca que mora no Paraná há três anos, e ela fez um vídeo de 20 minutos, contando como é o município, as belezas. Isso muitas vezes passa batido por quem já é da região. Precisou ir uma pessoa de fora para achar as palavras para descrever o lugar”, conta ela.

Fora dos guias

Conheça algumas cidades visitadas pelo Plug que estão de fora das rotas turísticas tradicionais

Califórnia

A cidade de Califórnia inspira tranquilidade. Foto: Reprodução Facebook
A cidade de Califórnia inspira tranquilidade. Foto: Reprodução Facebook

Localizada no Norte Central Paranaense, a cidade tem 8,5 mil moradores. O Plug mostrou a antiga estação de trem, uma cachoeira em propriedade particular, um clube de pipas e a receita de canudinho recheado de doce de leite.

Iguatu

As Cataratas do Iguatu, no município de mesmo nome. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC
As Cataratas do Iguatu, no município de mesmo nome. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC

No pequeno município do Oeste do Paraná, com 2,2 mil habitantes, batizado com o nome de rio bom em tupi guarani, Michelly Correa mostrou “as cataratas do Iguatu”, que ficam em uma tríplice fronteira (de municípios), o trabalho de um artesão marceneiro, bordados da cidade e a receita de um pão recheado.

Ourizona

Uma pequena trilha, conhecida como “a caminhada do milho”, é um dos passeios feitos na cidade do Norte Central, com 3,4 mil moradores. O Plug também mostrou um restaurante caipira, uma antiga escola rural onde atualmente é fabricado doce de leite e uma conversa sobre o patrimônio cultural da cidade.

Paranacity

Paranacity recebe os turistas de braços abertos, como mostrou o Plug. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC
Paranacity recebe os turistas de braços abertos, como mostrou o Plug. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC

O município do Noroeste com 11,4 mil habitantes, que faz parte dos “states paranaenses”, na brincadeira de Michelly Correia, é a capital paranaense do urucum. A apresentadora passou ainda pela antiga ponte pênsil, hoje abandonada, conversou com um fã de Elvis Presley e mostrou a receita de uma torta com urucum.

Uniflor

As plantações de flores: atração na cidade que leva flor até no nome. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC
As plantações de flores: atração na cidade que leva flor até no nome. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC

Como o próprio nome diz, esse município de 2,6 mil habitantes no Norte Central é muito forte na produção de flores – e também de lingerie. O Plug falou um pouco sobre a fanfarra da cidade e mostrou uma receita de quiche de berinjela.

Piên

O abrigo resgata aves que não têm condições de voltar ao seu habitat natural e é uma das atrações turísticas de Piên. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC
O abrigo resgata aves que não têm condições de voltar ao seu habitat natural e é uma das atrações turísticas de Piên. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC

O município com 12,7 mil moradores, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, quase na divisa com Santa Catarina, atrai turistas para um parque hotel, que abriga animais que não têm condições de voltar ao habitat natural. Um projeto social de contraturno escolar, um antigo moinho desativado, a produção de maçãs (e uma tradicional receita de torta de maçã com ricota) também foram mostrados pelo Plug.

Campina do Simão

Reserva municipal de Campina do Simão também tem córregos e cachoeiras. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC
Reserva municipal de Campina do Simão também tem córregos e cachoeiras. Foto: Reprodução Programa Plug/RPC

Pertinho de Guarapuava, esta cidade de 3,8 mil habitantes conta com uma reserva ecológica municipal (Capivara 1 e Capivara 2), terrenos adquiridos pela prefeitura para realizar estudos e preservar a mata. Um morador também abriu seu museu particular ao Plug, e uma moradora compartilhou a receita de bolinho frito de farinha de biju.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]