• Carregando...
O Parque das Aves é a segunda atração mais visitada de Foz do Iguaçu, ficando atrás apenas das Cataratas.
O Parque das Aves é a segunda atração mais visitada de Foz do Iguaçu, ficando atrás apenas das Cataratas.| Foto: Parque das Aves/divulgação

A reprodução dos flamingos é comemorada no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. É nesta época do ano que acontece a reprodução das aves e os turistas que visitam o parque podem ver vários filhotes. O parque dedica uma sala exclusiva para a área reprodutiva, uma sala que também é atração para os visitantes.

É na Sala de Filhotes que é realizado todo o trabalho para garantir a reprodução, tanto dos flamingos quanto de outras espécies presentes no parque que atrai milhares de turistas durante todo o ano. Não por acaso: há 25 anos o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica.

São 16 hectares de mata restaurada, 1,5 mil aves de 150 espécies diferentes, três viveiros de imersão e um borboletário. O Parque recebe 830 mil visitantes por ano e é a atração mais visitada de Foz do Iguaçu depois das Cataratas.

Os flamingos, claro, são uma atração à parte. Eles ficam em uma área com espelhos, pois o reflexo do grupo faz com que se sintam em uma grande colônia. Nessa época do ano, é colocado areia adicional próximo aos espelhos, onde os casais constroem seus ninhos.

Os flamingos ficam em uma área do parque cercada por espelhos. Foto: Parque das Aves/divulgação
Os flamingos ficam em uma área do parque cercada por espelhos. Foto: Parque das Aves/divulgação| Picasa

Para garantir a sobrevivência dos filhotes, os ovos são levados para uma sala reservada, quando é feito todo o trabalho de incubação. E o trabalho da equipe da Sala de Filhotes inicia bem antes que ovos ou filhotes comecem a aparecer. A chefe da Divisão de Veterinária, Ligia Oliva, conta que a equipe que trabalha com os diversos filhotes que vão nascer no Parque das Aves é composta por veterinários, zootecnistas, biólogos e técnicos dedicados aos mais variados tipos de cuidados. No caso dos flamingos, alguns cuidados extras são necessários.

“O tipo de alimentação das aves e a manutenção do recinto, como o oferecimento de areia que os casais usam para construir seus ninhos, são muito importantes. Além disso, é necessário observar os casais que estão se formando, a construção dos ninhos e postura dos ovos; e depois o acompanhamento dos filhotes e seu desenvolvimento”, conta a veterinária.

Como conhecer

Localizado ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves é um passeio indicado para toda família. O passeio pelo parque é feito a pé, por uma trilha de 1,4 mil metros.

Em todo o trajeto, mais de 1000 aves podem ser observadas. São 140 espécies de todo o continente. Um diferencial é que o visitante pode ficar bem perto das araras mansas – e até colocar os pássaros nos braços- e tirar fotos com o próprio equipamento, sem custos. O passeio dura aproximadamente duas horas.

O Parque das Aves fica na Rodovia das Cataratas Km 17,1, próximo a entrada do Parque Nacional. Abre todos os dias do ano, das 8h30 às 17h. Os ingressos custam R$ 45 e crianças até 8 anos não pagam. Informações: (45) 3529-8282.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]