• Carregando...
Metro em Santiago: protestos alteraram horários de funcionamento. Toque de recolher foi anunciado afetando moradores e turistas.
Metro em Santiago: protestos alteraram horários de funcionamento. Toque de recolher foi anunciado afetando moradores e turistas.| Foto: Mariana Ceccon/especial para Gazeta do Povo

Com a onda de protestos no Chile, viajar para lá neste momento não é uma boa ideia para quem está pensando no turismo. Alterações no transporte público, toque de recolher e mudanças nos voos fazem com que quem tenha uma viagem marcada para o destino tenha que repensar o trajeto.

A Subsecretaria de Turismo e o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) do Chile divulgaram na última segunda-feira (21) que a atividade turística segue operando, com os destinos recebendo turistas normalmente, mas a situação em Santiago é preocupante.

Além do toque de recolher na capital, que vale para todos os moradores e turistas, foi determinado o toque de recolhimento também em cidades próximas, como em Valparaíso, Concepción, Antofagasta e Rancagua.

Governo recomenda que os turistas se informem antes de visitar os principais pontos turísticos de Santiago. Foto: Bigstock
Governo recomenda que os turistas se informem antes de visitar os principais pontos turísticos de Santiago. Foto: Bigstock

O governo recomenda a coleta de informações básicas sobre os destinos a serem visitados e que o turista se mantenha permanente informado, “além de adotar comportamentos de autocuidado e respeito as regras estipuladas pelas autoridades locais”, conforme informou em nota.

Em Santiago, o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez está operando normalmente. Algumas companhias aéreas reagendaram seus voos de e para a capital. A recomendação é se informar diretamente nos sites e redes sociais de cada companhia aérea e também respeitar a antecipação solicitada para a chegada. Caso o passageiro não tenha confirmação do seu voo, a recomendação é não ir ao aeroporto.

A maioria das companhias aéreas no Brasil mestá seguindo as recomendações do Procon-SP e não está cobrando taxas para remarcar as passagens. A Latam cancelou alguns voos no fim de semana, mas informou que a situação já está normalizada.

Links para consultas:

  • Aeroporto: para saber sobre a reprogramação de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas.
  • Rede de metrô em Santiago: funcionamento pode ser consultado aqui.
  • Rede Metropolitana de Mobilidade: funcionamento pode ser consultado aqui.

Consulado brasileiro

O Consulado-Geral do Brasil em Santiago informou, em nota, que está disponível para atender aos brasileiros no Chile. No entanto, com o aumento das consultas informa que está algumas "dificuldades pontuais em estabelecer contato podem ser verificadas".

O consulado tem recebido questionamentos sobre o cancelamento de voos e os procedimentos em decorrência do toque de recolher. Não há registros de brasileiros feridos ou envolvidos nos protestos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]