Se o discurso dominante é o de que o governo e o STF são os guardiões da democracia, o discurso real é outro. Em pesquisa divulgada nesta terça (8) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, foi apontado que, para grande parte dos entrevistados, o Brasil vive uma crise democrática. E os principais responsáveis por isso seriam o Judiciário e o governo.

CARREGANDO :)

O resultado sai em meio ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a suposta tentativa de golpe de Estado, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos principais réus. A AtlasIntel ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (08). O programa contará com a presença do jurista André Marsiglia, do vereador Guilherme Kilter e da cientista política Júlia Lucy.

Publicidade

Duelo político nas redes sociais

Outro assunto do programa será o mais recente embate virtual entre direita e esquerda. Depois que o governo Lula, através de influenciadores digitais e de sua base política, impulsinou uma campanha na rede social em defesa da taxação dos "super-ricos", a direita decidiu reagir. Com a hashtag "Lula Pai dos Bancos", políticos da oposição e perfis de direita divulgaram conteúdos que revelam a fraude do discurso petista. Um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) já bate mais de 10 milhões de visualizações no Instagram.