• Carregando...
 | /
| Foto: /

Muito se falou sobre a redução na pena do ex-presidente Lula nesta terça-feira (23) pelos ministros do STJ (de 12 para 8 anos), mas dois fatos merecem análise na decisão da 3ª instância da Justiça: o ex-presidente só terá direito à chamada progressão de pena, que é sair da cadeia durante o dia para trabalhar e voltar para dormir na prisão (regime semi-aberto), a partir de setembro, quando tiver cumprido um sexto da pena. E isso se antes não houver o julgamento no TRF4, em Porto Alegre, do recurso de sua segunda condenação, no caso do sítio de Atibaia. Outro ponto que merece análise mais aprofundada é o fato de que os ministros aceitaram o pedido da defesa para que a pena fosse revista, mas ignoraram a solicitação para que o processo fosse anulado ou, ao menos, reanalisado pela Justiça Eleitoral, com base em decisão recente do STF. Isso quer dizer que o STJ confirmou a condenação de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro.

O programa ÚLTIMA ANÁLISE discute esses e outros aspectos do julgamento e da decisão do STJ, bem como os prováveis passos da defesa e dos defensores do ex-presidente Lula a partir de agora. Será que o Partido dos Trabalhadores vai insistir na narrativa de que o ex-presidente é um perseguido político?

Na conversa da jornalista Cristina Graeml com os colunistas da Gazeta do Povo Mário Vítor Rodrigues (comentarista político) e Pedro Fernando Nery (economista) também há espaço para a análise da reunião da CCJ para a votação do relatório sobre a Nova Previdência proposta pelo governo.

ÚLTIMA ANÁLISE vai ao ar ao vivo, de 2ª a 5ª feira às 20h (horário de Brasília).

O programa, que vem sendo exibido desde 06/08/2018, será reformulado. Esta é a última semana no ar neste formato. Aproveite a conversa entre nossos colunistas para conhecer melhor suas opiniões!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]