• Carregando...
Knopfholz (à esq.) e Pesserl (de preto): Pedreira, Ópera de Arame e Parque Náutico em disputa | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Knopfholz (à esq.) e Pesserl (de preto): Pedreira, Ópera de Arame e Parque Náutico em disputa| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Revitalização

Veja as principais obras previstas no edital:

Ópera de Arame

- Toda a cobertura do palco e fechamento lateral deverá ser substituída por vidro ou policarboneto sem alterar a estrutura arquitetônica do ambiente.

- Serão restaurados o palco, camarins, sala de apoio técnico, sanitários e outros locais.

- Será desenvolvido um projeto de tratamento acústico para o espaço.

Pedreira Paulo Leminski

- Serão reformados os sanitários, palco, pista e camarins.

- Todos os equipamentos e acessos devem ser revisados para atender as normas técnicas e leis vigentes de acessibilidade.

- Será construído um espaço específico para a Polícia Militar.

Parque Náutico

- Captar e implantar eventos de grande porte no espaço, bem como construir uma identidade visual para o local.

- Aterrar a área de eventos e preparar para grandes eventos.

- Sinalizar áreas internas e externas do parque.

- A segurança, limpeza e conservação são responsabilidade da vencedora, exceto quando o espaço for usado pela prefeitura.

Fonte: Edital de concorrência 001/2012, Secretaria Municipal de Administração.

As empresas Parnaxx e DC Set foram as únicas a apresentar propostas para fazer a gestão e operação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e o Parque Náutico do Iguaçu por 25 anos. A abertura dos envelopes com propostas para a concorrência ocorreu na manhã de ontem, na Secretaria Municipal de Administração, e transcorreu com tranquilidade. Segundo a Guarda Municipal de Curitiba, poucos manifestantes foram até o local, mas não permaneceram por causa da chuva.

Nesta etapa, foram abertos os envelopes com as propostas técnicas, que serão avaliadas por equipes da prefeitura. O resultado desta fase da licitação será divulgado no dia 18 de junho, às 9 horas. Depois dessa data, há o prazo legal de cinco dias para recursos das participantes e só então serão abertos os envelopes contendo a proposta econômica e habilitação das empresas. O resultado final do certame deve ser divulgado em setembro.

O representante da DC Set Alexandre Pesserl contou que a proposta apresentada pela empresa dá ênfase aos artistas locais. "Montamos um plano de gestão que privilegia a classe artística local, principalmente com a Ópera de Arame", diz. Já Leandro Knopfholz, responsável pela proposta da Parnaxx, não entrou em muitos detalhes sobre o projeto. "O mais importante é que a Pedreira volte a funcionar", resumiu.

Ocupação

A proposta técnica contém a previsão do investimento de R$ 15 milhões na recuperação dos três espaços e a comprovação de que as empresas têm capacidade técnica e estão aptas para a realização de eventos no local, que são a contrapartida pelo investimento na revitalização. O município tem a prerrogativa de fazer eventos públicos nesses locais sem custos.

Na proposta econômica, que será aberta até o fim do mês, estará a previsão de repasse de recursos aos cofres públicos. Pelo menos 4% da receita bruta arrecadada em cada evento privado deverá ser repassada ao município, além do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5%, que incide neste tipo de atividade. Esses recursos serão divididos entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria do Meio Ambiente.

As duas empresas concorrentes têm experiência na realização de grandes eventos na área cultural. A Parnaxx, sediada em Curitiba, é responsável pela organização do Festival de Curitiba e por shows, como o do Pearl Jam, ocorrido na capital no ano passado. Entre os eventos promovidos pela gaúcha DC Set estão o Planeta Atlântida e o Lupaluna, organizado pelo GRPCom. A produtora é responsável por shows e turnês do cantor Roberto Carlos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]