i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Maringá

24 mil estudantes do ensino médio realizam o PAS da UEM no domingo

Entre os que disputam a terceira e última etapa, Medicina é o curso mais concorrido, com 39,3 candidatos por vaga. Arquitetura e Urbanismo e Odontologia aparecem na sequência

  • PorWilliam Kayser
  • 14/11/2012 14:18

Mais de 24 mil estudantes vão realizar no domingo (18) o Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os candidatos deverão responder 40 questões de múltipla escolha e redigir uma redação a partir das 13h50 até, no máximo, as 19 horas. A entrada para as salas do campus da universidade será permitida às 13h30.

O PAS seleciona futuros acadêmicos da graduação por meio da aplicação de testes no final de cada uma das três séries do Ensino Médio. Depois de concluídas todas as provas, as notas são somadas e o candidato é, então, aprovado ou não. No total, 20% das vagas de cada curso são reservadas para esse sistema. O outro concurso utilizado pela instituição é o vestibular tradicional, cujas provas serão aplicadas em 9, 10 e 11 de dezembro.

No PAS, a escolha do curso pretendido só é feita na inscrição da realização da terceira e última prova. Segundo nota enviada pelo Governo do Paraná à imprensa, os alunos do terceiro ano representam 16,6% entre o total de inscritos para o exame de domingo (18). A maioria dos candidatos está inscrita na primeira etapa: 54,2%.

Entre os que estão na terceira etapa, Medicina é o curso mais concorrido, com 39,3 candidatos por vaga. Arquitetura e Urbanismo tem 25,4 candidatos/vaga e Odontologia, 18,8 candidatos/vaga.

Perfil dos estudantes

Segundo dados do questionário socioeducacional, 21,3% dos candidatos do PAS moram em Maringá e 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná. Nas demais regiões do estado são 20,6%. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%.

A maioria dos inscritos cursa o ensino médio durante a manhã (92,3%), além de frequentarem escolas particulares (54,8%).

Resultado

O resultado será divulgado em 4 de janeiro de 2013, às 14 horas, pelo site do PAS. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.