• Carregando...

Mais de 24 mil estudantes vão realizar no domingo (18) o Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os candidatos deverão responder 40 questões de múltipla escolha e redigir uma redação a partir das 13h50 até, no máximo, as 19 horas. A entrada para as salas do campus da universidade será permitida às 13h30.

O PAS seleciona futuros acadêmicos da graduação por meio da aplicação de testes no final de cada uma das três séries do Ensino Médio. Depois de concluídas todas as provas, as notas são somadas e o candidato é, então, aprovado ou não. No total, 20% das vagas de cada curso são reservadas para esse sistema. O outro concurso utilizado pela instituição é o vestibular tradicional, cujas provas serão aplicadas em 9, 10 e 11 de dezembro.

No PAS, a escolha do curso pretendido só é feita na inscrição da realização da terceira e última prova. Segundo nota enviada pelo Governo do Paraná à imprensa, os alunos do terceiro ano representam 16,6% entre o total de inscritos para o exame de domingo (18). A maioria dos candidatos está inscrita na primeira etapa: 54,2%.

Entre os que estão na terceira etapa, Medicina é o curso mais concorrido, com 39,3 candidatos por vaga. Arquitetura e Urbanismo tem 25,4 candidatos/vaga e Odontologia, 18,8 candidatos/vaga.

Perfil dos estudantes

Segundo dados do questionário socioeducacional, 21,3% dos candidatos do PAS moram em Maringá e 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná. Nas demais regiões do estado são 20,6%. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%.

A maioria dos inscritos cursa o ensino médio durante a manhã (92,3%), além de frequentarem escolas particulares (54,8%).

Resultado

O resultado será divulgado em 4 de janeiro de 2013, às 14 horas, pelo site do PAS. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]