• Carregando...
Até domingo (27), 76 profissionais devem desembarcar em Curitiba. A capital e Foz do Iguaçu são as cidades que mais vão receber inscritos | Bruno Covello/Gazeta do Povo
Até domingo (27), 76 profissionais devem desembarcar em Curitiba. A capital e Foz do Iguaçu são as cidades que mais vão receber inscritos| Foto: Bruno Covello/Gazeta do Povo

Médicos serão direcionados a 18 municípios

Os 76 profissionais escalados para atuar no Paraná neste segundo grupo do programa Mais Médicos serão designados a dezoito municípios. Curitiba e Foz do Iguaçu, com treze pessoas cada, são os que receberão o maior reforço. Confira a lista:

Araucária – 2

Cambé – 3

Campo Largo – 1

Colombo – 5

Curitiba - 13

Fazenda Rio Grande – 3

Foz – 13

Guaíra - 2

Guarapuava - 7

Jataizinho - 2

Lapa - 2

Londrina - 7

Mal. Cândido Rondon - 2

Piraquara - 4

Santa Helena - 2

São Miguel do Iguaçu – 5

Sarandi - 2

Tunas do Paraná - 1

Quarenta e três médicos estrangeiros desembarcaram neste sábado (26) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), vindos de Brasília, chegaram com os novos profissionais. O primeiro grupo, composto de 19 pessoas, desembarcou por volta das 16h. O segundo, que pousou às 19h30, levava outros 24 inscritos no programa.

Esta é a segunda etapa do Programa Mais Médicos no Paraná. O primeiro grupo, que chegou ao estado nos dias 14 e 15 de setembro, era composto de trinta participantes. Os médicos foram recebidos pela Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. No domingo (27), ainda sem horário definido, desembarcam os 33 médicos restantes, totalizando 76designados para trabalhar no Paraná. Todos vão passar por uma semana de treinamento em Curitiba e passam a atuar em seus municípios no dia 4 de novembro.

Dos trabalhadores que chegam durante o fim de semana, apenas cinco são brasileiros. Entre os 71 restantes, a maioria é composta de cubanos, com 59 pessoas. Também há médicos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Espanha e Índia. Eles devem começar a trabalhar no dia 4 de novembro em 18 municípios do estado. As maiores delegações foram direcionadas para Curitiba e Foz do Iguaçu, com 13 membros cada uma.

Antes de desembarcar na capital paranaense, os médicos passaram por três semanas de treinamento em Brasília. O pediatra argentino Ricardo Helmselt, que tem 30 anos de profissão, diz que o período foi uma experiência muito rica. "Ao longo destas três semanas, foi possível conhecer as características do país. Estou animado e espero ser bem recebido pelos brasileiros e pelos meus pacientes em particular", declarou o médico, que vai clinicar em Foz do Iguaçu.

Distribuição obedeceu demanda, diz governo

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou que os médicos foram designados para preencher demandas em locais onde não há médicos brasileiros em número suficiente. Segundo Gleisi, os profissionais vão todos atuar em unidades de saúde, geralmente nas periferias nas cidades. Todos os médicos devem atuar no atendimento básico, independente da especialidade que apresentem. A jornada dos trabalhadores será de oito horas diárias e cinco dias por semana.

Curitiba deve estender horário de atendimento

O secretário municipal de saúde de Curitiba, Adriano Massuda, afirmou que os 13 médicos direcionados para Curitiba devem clinicar em bairros da regional Bairro Novo, como Sítio Cercado e CIC. As unidades de saúde na qual eles estiverem lotados devem ter o horário de atendimento estendido de até as 19h para as 22h.

Confira fotos da chegada dos médicos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]