• Carregando...

O vestibular 2010/2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá 43.892 candidatos concorrendo a 5.540 vagas em 95 cursos de graduação. No ano passado, foram 43.799 inscritos. Os números foram divulgados ontem pelo Núcleo de Concursos (NC) da instituição. A relação de candidatos por vaga só será apresentada após a prova de habilidades específicas de Música, a ser realizada domingo. O número de inscritos ainda pode sofrer variações devido aos registros de pagamento.

Do total de vagas, 90% serão preenchidas por meio do vestibular e pela segunda vez o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai representar 10% da nota final do candidato. Os 10% restantes das vagas serão ocupados pelos estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo realizado pelo Ministério da Educação. Os cursos que exigem provas de habilidade específica, como Arquitetura e Urbanismo, Design e Música, e os cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial) não serão contemplados por este método de seleção.

Ao todo, 9.417 candidatos concorrem pela cota de inclusão social, que reserva 20% das aprovações a estudantes que sempre estudaram em escolas públicas. Mais de 2 mil serão aprovados pelas cotas de inclusão racial, que reserva 20% das vagas a afrodescendentes. Em cada curso ainda está destinada uma vaga para pessoas com deficiência.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Raul von der Heyde, o número de inscritos segue a média dos anos anteriores, com uma diminuição dos candidatos vindos do interior e de outros estados, que representam em torno de 20% dos concorrentes. "Essa é uma tendência causada pelo aumento na oferta de vagas no interior do Paraná. Nos outros estados, a coincidência na data das provas também contribuiu para a diminuição", explica.

A grande inovação deste processo seletivo é a realização da prova de habilidades específicas de Música, que terá caráter eliminatório, antes da primeira fase do vestibular. A seleção será neste domingo, no Departa­mento de Artes da UFPR, na Rua Coronel Dulcídio, 638, no Batel. Cerca de 200 candidatos irão participar da prova preliminar, direcionada aos candidatos dos cursos de Música - Educação Musical e Produção Sonora.

Calendário

A prova deste ano ocorrerá no dia 14 de novembro, véspera de feriado. A expectativa é que o trânsito esteja mais calmo para o deslocamento dos candidatos aos locais de prova. A segunda fase acontecerá dias 5 e 6 de dezembro.

Informações no site: www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2011/center_2011.htm

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]