• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O projeto que deu o prêmio Viva Leitura 2014 ao Colégio Estadual João Gueno, no bairro São Dimas, em Colombo, não deve ser visto como um método. “É uma experiência. Usamos a tática dos antropólogos – iguais àqueles que vão lá, viver com o grupo que está sendo estudado”, explica a pesquisadora Elisa Dalla Bona, referência em leitura literária e professora do Departamento de Educação da UFPR.

Os alunos dos últimos anos do ensino fundamental apresentavam dificuldades crônicas de leitura – resultado de passivos do letramento anterior. A situação levou a professora Érica Rodrigues – e a direção do “João Gueno” – a reagir. Com a parceria da UFPR, pequenas rotinas da escola foram sendo revistas e alteradas – entre elas o funcionamento da biblioteca. O início de uma conversa com a autora Índigo se somou a essa reviravolta, trazendo ânimo à rotina escolar. “Eles não imaginavam que uma escritora ia se abalar até lá, para conhecê-los. O episódio mexeu com a maneira como eles se veem”, reforça Dalla Bona.

“Adotado” por escritora, colégio de Colombo ganha prêmio nacional de leitura

Alunos de colégio da periferia de Colombo fazem amizade com escritora pela internet e mudam rotina das aulas de Português

Leia a matéria completa

Tivesse parado por aí, seria só uma história bonita. Passado o furor da leitura de dois livros de Índigo – A maldição da moleira e Saga animal – a próxima sugestão foi trabalhar o gênero “diário”. O primeiro título sugerido para a empreitada foi O diário de Anne Frank, logo descartado. Érica suspeitava que não daria certo. Em outro extremo, surgiu a proposta de ler o best seller O diário de um banana, de Jeff Kinney. Desta vez foi Elisa Dalla Bona quem puxou o freio de mão. Mas recuou. “Tive de vencer o preconceito. Li e adorei”. Os alunos concordam com ela.

Da leitura de Saga animal, de Índigo, e O diário de um banana, de Kinney, nasceu o primeiro livro escrito pelos próprios alunos – Diário animal. Passaram de leitores a autores, de acordo com os estudos da francesa Catherine Tauveron. A edição ainda é caseira – feita na impressora e encadernada com espiral. Tem ilustrações e se tornou objeto de estudo de alunos de Letras e Pedagogia da UFPR que integram o projeto de parceria com o Colégio Estadual João Gueno.

As análises preliminares indicam que os alunos – os mesmos que se deliciaram ouvindo a professora Érica lendo em voz alta – desenvolveram uma linguagem próxima do literário. Fazem avanços na comicidade e no uso de figuras de linguagem. O tema de Diário animal pede. Os autores adolescentes dão voz e consciência a animais domésticos. Quem fala nos textos são cachorros, gatos e cavalos. A antropomorfização cria sugestões ricas para os escribas iniciantes: “Me olhava no espelho e me sentia um gatão”, diz um cachorro, a folhas tantas. Depois de Índigo, a autora, a conversa no pátio do “Joao Gueno” é sobre Alessandra, Amanda, Daniel, Kaune e Matheus – entre outros – agora autores.

  • Brenda Cordeiro, 14; Isaac Mercurio, 14; Daniele Rodolfo da Silva, 14; professora Érica Rodrigues; Eduardo Taborda, 13; Rafael Milo, 13: em 2014, esses e outros alunos iniciaram uma relação leitor-autor com a escritora Índigo. Proximidade alterou rotina da escola e ajudou a despertar novos leitores.
  • Rafael, Daniele, Isaac, Brenda, Eduardo e Érica: em 2014, biblioteca estava em reformas, o que provocou ida dos livros para a sala de aula. Informalidade levou a mais escolhas literárias.
  • A escritora Índigo veio ao Colégio Estadual João Gueno pela primeira vez em setembro de 2014. Em abril deste ano, voltou, financiada pelo prêmio nacional Viva Leitura.
  • Depois de ler Índigo, alunos passaram para a leitura de Diário de um banana, de Jeff Kinney. Passaram a escrever diários, dando origem a um a coletânea da própria turma - Diário animal.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]