i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Agenda progressista

Aborto, maconha e cotas para trans: o que está ocorrendo na Argentina?

  • Por Leonardo Desideri
  • 05/12/2020 21:55
Protesto contra a legalização do aborto na Argentina, que reuniu milhares de pessoas no último dia 28 de novembro.
Protesto contra a legalização do aborto na Argentina, que reuniu milhares de pessoas no último dia 28 de novembro.| Foto: Reprodução / Radio FM 96.5 Power Station / Facebook

Em um intervalo de tempo de menos de três meses, o governo do presidente Alberto Fernández, que chegou ao poder no início de 2020 na Argentina, tomou uma sequência de decisões de caráter progressista em temas de costumes.

Em setembro, Fernández publicou um decreto instituindo cota para transexuais no serviço público. Isso envolve o Exército do país, que precisará ser composto por 1% de pessoas trans. Em 12 de novembro, o presidente argentino assinou outro decreto legalizando o cultivo de maconha para uso pessoal. Menos de uma semana depois, emitiu um projeto de lei para permitir o aborto até a 14ª semana de gestação.

As decisões não são completamente inesperadas. A legalização do aborto, por exemplo, foi uma promessa de campanha de Fernández. Ainda assim, as medidas estão longe de refletir um anseio geral da população argentina.

No sábado (28), milhares de argentinos saíram às ruas para protestar contra o projeto de Fernández sobre o aborto, que deve ser analisado pelos congressistas argentinos nos próximos dias. Manifestantes pró-vida se reuniram em frente ao Congresso, e passeatas foram organizadas em centenas de cidades argentinas.

Na semana passada, professores de Direito de diversas universidades do país publicaram uma declaração conjunta contra o projeto de Fernández. “Uma política de ‘saúde pública integral’ cujo objetivo seja ‘regular’ a eliminação dos seres humanos mais inocentes não só é uma contradição em si mesma, mas um inqualificável agravo à dignidade humana, repugnante a toda consciência reta”, afirmaram os professores.

Uma das signatárias, a jurista Livia Uriol, decana da Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidad del Salvador, afirma que a intenção do documento é defender a vida com argumentos jurídicos, já que não é necessário recorrer à religião para rechaçar o aborto.

“Neste documento, não falamos de questões morais, religiosas ou de convicções pessoais. Limitamo-nos a apresentar argumentos jurídicos. O documento explica os motivos jurídicos pelos quais esse projeto de lei é inconstitucional”, diz.

Também na semana passada, o Papa Francisco fez uma afirmação parecida, ao dizer que a questão do aborto “não é um assunto primariamente religioso, mas de ética humana, anterior a qualquer confissão religiosa”.

Debates sobre pautas de costumes maquiam crise argentina

Livia Uriol ressalta que a Constituição da Argentina e o Código Civil e Comercial do país “consideram que alguém é pessoa humana desde o momento da concepção, seja no seio materno ou fora dele”. Para ela, “as políticas públicas deveriam ter sempre como objetivo transcendente o bem comum, a preservação da vida do ser humano, de cada ser humano, para que possa se desenvolver plenamente na sociedade”.

Além do tema da dignidade humana, segundo ela, outro aspecto da legislação argentina que o projeto de Fernández desrespeita é o federalismo. “É preciso respeitar o direito das províncias de poder legislar em temas de políticas de saúde e educação”, afirma a professora.

O aborto já havia sido levado ao Congresso em 2018. Na época, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que legalizava a prática, mas o Senado barrou. Livia considera que reabrir a mesma discussão somente dois anos depois, em plena crise econômica agravada pela pandemia, é inoportuno.

“Não é o momento adequado para abrir novamente esse debate. O país está atravessando uma crise sanitária muito grave, acompanhada de uma grave crise econômica. Alguns economistas falam que a crise atual é a pior que a de 2001, com índices de pobreza e de desemprego alarmantes. Não é o momento. O Congresso devia se preocupar em reativar a economia do país, antes de se ocupar deste tema”, afirma.

A legalização da maconha também é uma pauta que já tinha sido abordada pouco tempo atrás no país. Em 2017, uma lei autorizou o “uso medicinal, terapêutico ou paliativo” da Cannabis e de seus derivados. O decreto recente é mais um passo em direção à liberação do uso da droga, ao permitir o cultivo para uso pessoal e, na prática, facilitar consideravelmente o uso recreativo.

“O projeto não busca somente a utilização da Cannabis com fins medicinais, mas permite também o consumo da Cannabis com fins recreativos”, explica a jurista, para quem as políticas públicas deveriam se preocupar mais com as pessoas que sofrem com o vício. “O viciado é um escravo da droga. Perde todo o sentido da vida. As energias do estado têm que se direcionar na prevenção, no tratamento, na reabilitação e na reinserção do doente, para devolver sua dignidade”, afirma.

Para ela, as recentes decisões sobre temas de costumes “são cortinas de fumaça, para que as pessoas se esqueçam dos graves problemas que a Argentina enfrenta”, sobretudo com a má gestão da pandemia e a grave crise econômica que afeta o país. “É uma forma de esconder os grandes problemas da nossa sociedade”, destaca.

Decisões estimulam polarização e divisão entre argentinos

Livia afirma que as recentes discussões têm polarizado a sociedade argentina. Geograficamente, o norte do país tem um perfil mais conservador, e o sul, que inclui a província de Buenos e a região metropolitana da capital, apresenta uma visão de mundo mais progressista.

Para ela, o tema do aborto traz à tona, novamente, essas divisões, o que é especialmente prejudicial em um momento de crise. “Esse novo debate significa voltar a gerar divisão, crispação social”, afirma.

“A polarização e a divisão são uma forma de fazer política na Argentina que tem mais de 70 anos. Sempre estamos divididos de um ou outro lado da rachadura. Isso nos causa muito dano como sociedade. Por causa disso, em grande parte, a Argentina era uma potência mundial no começo do século 20 e, agora, é um país subdesenvolvido com grandes carências e em crise permanente”, avalia a professora.

A divisão acirrada se reflete no próprio Congresso. O mais provável é que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei, como ocorreu em 2018. No Senado, contudo, a disputa é bastante parelha. E a postura de Cristina Kirchner, atual vice-presidente da Argentina e presidente do Senado, será decisiva para os rumos da discussão.

No passado, Cristina se dizia contrária à legalização do aborto, mas, nos últimos tempos, ela tem sido ambígua. Sua filha, Florencia Kirchner, é uma ativista pró-aborto, e isso, segundo jornais argentinos, tem influenciado suas ideias. Os congressistas favoráveis à lei têm pressa para votá-la, e não é pouco provável que o projeto seja levado ao Senado ainda em 2020. Diante da incerteza e até da possibilidade de um empate na votação dos senadores, a opinião da vice-presidente poderá ser decisiva.

61 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 61 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cláudio Márcio Ferreira

    ± 0 minutos

    Quando se elege um governo que claramente em sua campanha defendia idéias de teor Esquerdista não se pode ficar surpreso com os projetos atuais. Quando o cidadão vota olhando o desempenho somente do momento e deixa de considerar as idéias que norteiam a vida dos candidatos estas situações ocorrem. A maioria do povo argentino não apoia o aborto , homossexuais assumidos nas Forças Armadas e muito menos a maconha como droga de uso “ recreativo” mas o fato é que este povo elegeu um governo comprometido com o ideário da Esquerda ! Espera-se que o Senado tenha a sabedoria de impedir estas propostas. C.Márcio Ferreira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      mezz

      07/12/2020 16:18:15

      Duvido algum "homem trans" querer servir ao exército. Se dizem homem apenas para a parte boa, quando é algo oneroso já vão se esquivando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Diz

        07/12/2020 13:55:18

        Transformaram a Argentina em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Diz

          07/12/2020 13:55:18

          Transformaram a Argentina em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Diz

            07/12/2020 13:55:18

            Transformaram a Argentina em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Diz

              07/12/2020 13:52:59

              Tranforndo o país em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Diz

                07/12/2020 13:52:59

                Tranforndo o país em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Diz

                  07/12/2020 13:52:59

                  Tranforndo o país em lixão. Taí o resultado das urnas eletrônicas. Acorda Brasil.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pzig

                    07/12/2020 11:51:15

                    TRiste argentina. Embarcou no bonde me marcha a Ré

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Stefan

                      06/12/2020 22:48:08

                      Não votaram nesse esquerdista **** ? Bem feito

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Polaco

                        06/12/2020 21:38:45

                        A Arrrrentina escolhei o inferno agora vão reclamar do que?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luciano

                          06/12/2020 19:13:51

                          Brasil e Argentina estão disputando para ver que vai pro buraco antes, moral e economicamente. Los hermanos estão ganhando.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo Ricardo Costa Pinto

                            06/12/2020 17:50:09

                            Sou católico e não dou a mínima para o que o Papa fala não sendo em matéria dogmática ou religiosa. Sou bom em desconsiderar opinião de comuna.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • N

                              Nm

                              07/12/2020 13:31:52

                              Concordo com voce Paulo Ricardo, só voltarei a Igreja quando esta voltas às Catacumbas,

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo Ricardo Costa Pinto

                              06/12/2020 18:12:15

                              Não, não sou. E conheço a história da Igreja profundamente. Você sabe quem foi Libério, Virgílio, Paulo III, Sérgio III, João XII? Eu sei. Já ouviu falar do Sínodo do cadáver em que um papa profanou o corpo de outro pra agradar amiguinhos políticos? Eu sou muito católico pois o sou sem precisar de lições da vovó ou do padre favo de mel. Eu sou católico porque sou historiador e aprendi com o grande historiador alemão van Papen. Se os Papas não conseguiram destruir a Igreja Católica ela ela realmente é a casa do Espírito Santo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CSG

                              06/12/2020 17:57:58

                              Vc é evangélico

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cristian carla a. Volski cassi

                            06/12/2020 16:40:01

                            E a tragédia aqui da nossa "justiça " que faz o que bem "entende" e TODOS caladinhos??? #stfvergonhanacional

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcos Ctba

                              06/12/2020 16:22:26

                              Lamentável o que esses trastes estão fazendo na Argentina a décadas. Por isso que está onde está. FALIDO SOCIAL E ECONOMICAMENTE

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz

                                06/12/2020 15:55:05

                                o STF prestes a rasgar a constituição, e a manchete principal da Gazeta vem falar da Argentina, nem cita aquela aberração jurídica inacreditável !!! haja paciência !!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Antônio

                                  06/12/2020 15:01:31

                                  Bom dia! Essa é a voz do povo! foi povo argentino que escolheu esses políticos, agora aguenta as consequências, aliás o povo argentino e os cariocas tem os mesmos pensamentos, pois só votam errado!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcio Martins Cordeiro

                                    06/12/2020 14:56:33

                                    Eis aí a agenda que permeia a pauta das reuniões do pessoal da esquerda comunista: liberação do aborto, liberação da maconha, disseminação em larga escala do conceito "liberdade de gênero", direito irrestrito a protestos, total liberdade de expressão, quebra do conceito família tradicional...Enfim, se algum dia conseguirem enfiar guela abaixo suas diretrizes, será o fim da família e da sociedade!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Plinio

                                      06/12/2020 14:40:20

                                      A China está impondo o uso da droga como a Inglaterra permitia o ópio, através do CONGRESSO argentino.Serve para controlar os pobres do país.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        FRANCIELY

                                        06/12/2020 14:29:58

                                        O povo sofrendo com a falta de governança e os políticos afundando ainda mais o país. Lamentável!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JOSE Z. NETO

                                          06/12/2020 14:24:12

                                          Pelo jeito a única coisa boa que vai sobrar na Argentina será o vinho. Com um governo dominado por ideias de quem não tem valores a desgraça é o futuro deste povo. Uma pena, mas afinal eles escolheram, tinham um PSDB , que já era uma droga e agora colocaram um mistura de PT+ PSOL no poder e deu no que deu. Este país vai virar uma Venezuela daqui a pouco tempo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • P

                                            Paulo Ricardo Costa Pinto

                                            06/12/2020 17:51:31

                                            Nem o vinho. Vão misturar com cannabis

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Plinio

                                            06/12/2020 14:39:44

                                            Vamos boicotar vinhos da Argentina.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          NIVEA

                                          06/12/2020 14:20:00

                                          como ocorre no brasil. pregam igualdade, mas quando acenam com cotas, não somos tão iguais assim. viva a diferença!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • N

                                            Natan Monteiro

                                            06/12/2020 14:13:50

                                            A Argentina já está no buraco, mas ainda não chegou ao fundo do poço. Está caminhando a passos largos para o completo caos socioeconômico. Este ano terá uma queda brutal e histórica no PIB, o que vai impulsionar o clima de instabilidade no país. Fome e miséria já batem à porta de milhões de argentinos. Para atiçar os ânimos da população, ainda vem o poste da Kirchner pautar projetos pra lá de polêmicos como aborto, taxação de grandes fortunas, legalização da maconha etc. A Venezuelização da Argentina já é realidade.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Mateus

                                              06/12/2020 13:50:02

                                              Vamos salvar vidas, lockdown, fecha tudo, precisamos salvar vidas! Precisamos legalizar o aborto, isso é um direito, um “feto” não é uma vida, o mundo tem muita gente, precisamos ter um controle populacional! Enfim a hipocrisia.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eudo

                                                06/12/2020 13:47:32

                                                Pobre Mundo..... Este é o caminho que os ditos progressistas estão levando os seus países. Preocupante, visto que o próprio EUA estão neste mesmo caminho.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Mauro

                                                  06/12/2020 13:33:44

                                                  Bienvenidos a Venezuela 2.0

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    wilmar scoz

                                                    06/12/2020 13:28:38

                                                    Cotas para trans é um absurdo! Que terrível é o planejamento socialistas centralizado, que abandona o mérito. É uma desgraça para a humanidade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Paulo Ricardo Costa Pinto

                                                      06/12/2020 17:56:28

                                                      Não vejo porque um trans, com seu pensamento hedonista, individualista e extremamente urbano, necessitado em 100% da proteção social do estabelishment, se interessaria em ser parte do estamento de segurança dos limites territoriais.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo César de Castro Silveira

                                                    06/12/2020 12:55:09

                                                    Todas estas ideias são importadas: a pauta dos costumes é importada dos EUA.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • P

                                                      Paulo Ricardo Costa Pinto

                                                      06/12/2020 17:59:06

                                                      São os marginais de sempre Marx, Lênin, Adorno, Walter Benjamin, Marcuse, Gramsci, Habermas, Foucaut, Sartre, Beauvoir, Berman, Lukács e outros monstros menos cotados

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marco Polo

                                                      06/12/2020 13:10:44

                                                      Sim, Paulo. A pauta de costumes é importada da esquerda dos EUA, que é a mesma da esquerda em todo e qualquer outro local do mundo, e que é a pauta comum aos marginais e corruptos, indivíduos que compõem o que conhecemos por esquerda!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Marco Polo

                                                    06/12/2020 12:31:30

                                                    Infelizmente tudo indica que a Argentina já foi arrasada pela ação nefasta da esquerda, que é corrupta e marginal em todos os cantos do Mundo. Os próximos acontecimentos deverão ser a exaustão da produção, aumento insustentável de impostos, o Estado oprimindo quem reclamar por morrer de fome, falta de assistência e, principalmente, de expectativas e esperanças! Conhecemos esse caminho desde a antiga USSS, holodor na Ucrânia, Grande Salto para Frente e Revolução Cultural na China, Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, ... Muito triste!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Ariadne Vinha Seixas

                                                      06/12/2020 12:27:29

                                                      É disso que nos livramos elegendo o Bolsonaro. Esquerda lixo e criminosa.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                        06/12/2020 12:17:59

                                                        A Argentina será dominada , eternamente, por um grupo politico que vai dar as ordens naquele pais como é feito em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e China...O resto da população vai viver do faz de contas , com tudo controlado . Os comunistas começaram a fazer isto no Brasil e foram impedidos pelo governo Bolsonaro que ainda tem dificuldade para governar porque o estado está continua aparelhado , principalmente o stf minúsculo.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eden Lopes Feldman

                                                          06/12/2020 11:55:48

                                                          A Argentina caminha para ser a grande parceira da América de Biden na américa latina. Ideologia socialista e progressista para acusar a sociedade tradicional de ser conservadora em seus costumes. Hoje a política é mais polarizada pela divisão de costumes do que pelos objetivos sociais. Cada um fique com sua posição. Eu ainda acredito no conservadorismo. Ele que construiu o nosso modelo atual de sociedade. Acredito que a sua deterioração trará uma quebra do tecido social. Irreversível e que culminará com uma profunda divisão social. Não pela riqueza ou pobreza. Mas pelo comportamento. Maior que a divisão política.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            CSG

                                                            06/12/2020 11:31:41

                                                            O gado que não consegue governar seu próprio país quer dar palpite no país dos outros

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carlos Roberto

                                                              06/12/2020 11:14:02

                                                              É triste e preocupante que no Brasil há pelo menos uns 35 milhões de eleitores que apoiam o socialismo! São Paulo deu um grande exemplo disso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                MBP

                                                                06/12/2020 10:29:00

                                                                O que dizem os socialistas brasileiros? Gostam do caos? Querem isto para o Brasil?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • F

                                                                  Flavio Teixeira

                                                                  06/12/2020 11:30:18

                                                                  Evidentemente que querem. Quanto maior o caos e a bagunça, mais eles gostam. Claro que se for vantajoso para eles...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • G

                                                                GRU

                                                                06/12/2020 10:18:55

                                                                A Argentina está fu...

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luzalvo

                                                                  06/12/2020 8:28:49

                                                                  O Papa está mais preocupado com a Amazônia do que com o que acontece no pântano Argentino. Papa comunista e globalista aplaude governo esquerdista.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • V

                                                                    Veruza Melo

                                                                    06/12/2020 6:26:25

                                                                    Isso se chama Socialismo ! O socialismo tem o poder de igualar as pessoas , deixando todo mundo no mesmo nível , pobre ou miserável. Argentina está no mesmo caminho que a Venezuela traçou a 25 anos atrás! Elegeram um poste com uma vice envolvida em escândalos de corrupção. Não podemos esquecer o caso do promotor que estava acusando a Cristina Kristen's e estranhamente jogou do prédio.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • C

                                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                                      06/12/2020 11:58:49

                                                                      Na realidade o promotor “se suicidou” com um tiro na cabeça.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • V

                                                                    Veruza Melo

                                                                    06/12/2020 6:26:25

                                                                    Isso se chama Socialismo ! O socialismo tem o poder de igualar as pessoas , deixando todo mundo no mesmo nível , pobre ou miserável. Argentina está no mesmo caminho que a Venezuela traçou a 25 anos atrás! Elegeram um poste com uma vice envolvida em escândalos de corrupção. Não podemos esquecer o caso do promotor que estava acusando a Cristina Kristen's e estranhamente jogou do prédio.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      P.Stank

                                                                      06/12/2020 4:56:42

                                                                      Quem disse que não existe um Super-Inimigo Argentino, o Alberto Fernandez e o Infra-man Argentino: Para o fundo do poço e avante!!!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Jr

                                                                        06/12/2020 3:06:50

                                                                        tragédia é pouco.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • I

                                                                          Ivan Carlos MIranda

                                                                          06/12/2020 2:59:08

                                                                          O Papa Francisco, ferrenho em defender as ideias e posturas da esquerda está de acordo também com o aborto ? E com a liberação da maconha ? Como fazer agora Santidade ?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          1 Respostas
                                                                          • V

                                                                            Veruza Melo

                                                                            06/12/2020 6:27:28

                                                                            Isso que o papa é argentino , e está pianinho com esta questão !

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          Marcelo Palma

                                                                          06/12/2020 2:24:09

                                                                          É uma excelente oportunidade para os opositores ao governo brasileiro e que tem afinidade com o argentino, migrarem para o país vizinho.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • M

                                                                            Marcelo Palma

                                                                            06/12/2020 2:24:09

                                                                            É uma excelente oportunidade para os opositores ao governo brasileiro e que tem afinidade com o argentino, migrarem para o país vizinho.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • .

                                                                              .

                                                                              06/12/2020 2:12:05

                                                                              bem vindo ao socialismo. Uma pena pros argentinos que não concordam com isso, é um lindo país.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • T

                                                                                TIAGO

                                                                                06/12/2020 1:44:16

                                                                                Pq para os deputados seguir a linha progressista é tão fácil e a linha conservadora é tão difícil?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                2 Respostas
                                                                                • F

                                                                                  Flavio Teixeira

                                                                                  06/12/2020 11:33:54

                                                                                  Veruza Melo: excelente explicação!!! Rápida, sucinta e de fácil entendimento. Pena que muitos cegos ainda prefiram a mentira, o discurso demagógico, a esmola oficial...

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • V

                                                                                  Veruza Melo

                                                                                  06/12/2020 6:28:52

                                                                                  Porque ladeira a baixo todo santo ajuda , agora subir de nível é complicado e doloroso !

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • T

                                                                                TIAGO

                                                                                06/12/2020 1:43:07

                                                                                O país do papa...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • M

                                                                                  Maquiavel

                                                                                  06/12/2020 1:27:53

                                                                                  Argentina sendo Argentina..:

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  Fim dos comentários.